Concurso fotográfico da Ufob homenageia barreirense Napoleão Macedo
  • Compartilhe:

Quando realizou seus primeiros cliques, em 1926, Napoleão de Matos Macedo não imaginava a importância que seus registros fotográficos teriam no futuro para contar a história do Oeste baiano.

ufob1

Ascom Ufob

Quando realizou seus primeiros cliques, em 1926, Napoleão de Matos Macedo não imaginava a importância que seus registros fotográficos teriam no futuro para contar a história do Oeste baiano. Sem os recursos atuais de iluminação e flash, mas com muita dedicação, o barreirense não deixava de documentar em imagens os eventos sociais da época, como reuniões, casamentos e batizados. Dessa forma, tornou-se autor de um dos mais ricos acervos fotográficos da Região.

Agora, 43 anos após a sua morte, o seu trabalho será homenageado no Concurso Fotográfico Napoleão Macedo. Promovido pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o certame pretende incentivar a produção artística, formar um banco de imagem com temas relativos aos câmpus, retratar as belas paisagens e o povo dos municípios onde a instituição está inserida.

O concurso é aberto a toda a comunidade e está dividido em três categorias: Profissional, Comunidade Ufob e Amador. Para participar, é preciso acessar o site http://concursos.ufob.edu.br, ler o edital, preencher a ficha de inscrição, escolher uma das três temáticas e a categoria e enviar as fotos, nas modalidades Em Preto e Branco ou Em Cores. Os candidatos poderão cadastrar apenas uma imagem por temática, no formato digital (JPG), com proporção 4:3 e resolução mínima de 300dpi.

As inscrições são gratuitas e acontecem desta segunda-feira, 10, até o dia 10 de dezembro. Além de terem as fotos publicadas em uma exposição fotográfica e no Memorial Ufob 2014, os vencedores de cada categoria vão receber um prêmio de R$ 1 mil e certificado de participação. O resultado do concurso será anunciado até o dia 19 de janeiro de 2015.

Jornal Nova Fronteira