Coaching e coaching para emagrecimento

Publicada em 09/11/2016 às 13:50

Por Renilson Freitas

Coaching é uma técnica relativamente nova, utilizada para auxiliar pessoas que buscam obter resultados em campos onde ainda não obtiveram sucesso. O coaching busca dentro da pessoa suas principais forças, para potencializa-las e utiliza-las na busca do resultado esperado pelo Coachee (nome dado ao cliente do Coach), identifica também as fraquezas existentes, montando estratégias para que elas não venham a atrapalhar a caminhada rumo ao objetivo. Logo após essa etapa o coachee é levado a planejar e por em pratica seu plano para chegar ao seu estado desejado. O coaching se trata de auxiliar a pessoa a sair do seu estado atual e chegar ao seu estado desejado.

Dentro do processo de coaching são utilizadas cinco etapas, são elas: Foco, Planejamento, Ação, Melhoria contínua e Resultado. Na etapa do FOCO é trabalhado o autoconhecimento do coachee, as causas pelas quais ele quer chegar ao estado desejado e quais os motivadores que vão ajuda-lo a persistir no seu caminho, além de dar mais clareza ao seu objetivo. Tendo clareza e sabendo o que vai impulsionar seu resultado passa-se para o PLANEJAMENTO, onde é elaborada uma rota de ação com passos que ele deve dar para avançar. Finalmente chega a hora de por em pratica, onde o coachee vai entrar em AÇÃO e utilizar seu planejamento para chegar ao seu objetivo. Quando entra na etapa da ação algumas dificuldades aparecem no caminho, nessa hora vem a importância de ter preparado o coachee para uma MELHORIA CONTÍNUA, onde ele mesmo vai aprender a encontrar alternativas para essas dificuldades e finalmente alcançar o seu RESULTADO.

O grande diferencial do processo de coaching está em como ele é feito. O Coach (profissional que trabalha o coaching) não vai dar soluções, nem formulas prontas ao coachee, ele vai utilizar técnicas especificas que questionam o coachee e o fazem construir o seu próprio caminho. A diferença está na efetividade da ação. Pesquisas indicam que as pessoas realmente fazem: 20% do que dizem que elas devem fazer, 30% do que convencem elas de que elas precisam fazer e incríveis 80% do que elas percebem que precisam fazer. O coaching trabalha dentro desses 80% onde o coachee percebe, planeja e faz o que é preciso ser feito para alcançar seu objetivo.

O coaching se divide em dois grandes ramos, o Business Coaching, destinado a empresas e negócios e o Life Coaching, destinado a objetivos pessoais. Dentro do Life Coaching existem ainda alguns nichos, um deles é o COACHING PARA EMAGRECIMENTO, que possui algumas particularidades em seu processo. Dentro do coaching para o emagrecimento além dos pontos já descritos acima são trabalhados outros que se mostram de grande importância. O primeiro deles é a AUTOEFICÁCIA. A autoeficácia é o sentimento de que é possível se chegar ao objetivo, em alguns casos, o coachee já não tem mais esperança de que seja possível chegar ao seu resultado e dentro do processo de coaching é mostrado para ele que é sim possível. Mostra-se que é possível e trabalha também a RESPONSABILIDADE, onde o coachee entende que o resultado que ele quer alcançar depende apenas dele. Quando a responsabilidade é trabalhada há o maior salto de resultados, o coachee sai da posição de vitima e ganha força para agir e conquistar o que se quer. Outros pontos específicos que são trabalhados são: Motivação, Mudança comportamental, Valores e propósito, Controle da emoção e Autonomia no aprendizado, para que possa seguir seu caminho.

Quando queremos verdadeiramente alcançar um objetivo, planejamos e estamos dispostos a fazer o que é preciso para alcança-lo com certeza temos a força necessária para alcança-lo. Ela esta apenas adormecida dentro de nós. Precisamos acordar para o que queremos, lutar a cada dia e alcançar resultados extraordinários.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br