Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras comemora dois anos de atividades

Publicada em 29/03/2018 às 14:58

Ascom Sec. Educação | Foto: Divulgação

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Barreiras, localizado no Oeste baiano, completou dois anos com direito a bolo de aniversário e homenagens dos estudantes aos professores das 11 oficinas oferecidas pela unidade da rede estadual de ensino. Nestes dois anos, o CJCC vem promovendo, através de atividades complementares realizadas no turno oposto ao qual os estudantes estão matriculados no ensino regular, o processo de ensino e aprendizagem e promovendo o protagonismo estudantil.

No evento comemorativo, os estudantes criaram poesia e textos em homenagem ao CJCC de Barreiras e aos professores. A aluna Lavínia Barbosa, 16, 2º ano do Colégio Estadual Antônio Geraldo, que participa de oficinas no CJCC, fala sobre a importância das atividades para ela. “O CJCC é a minha primeira casa, posso dizer, porque estou lá a semana inteira, já que faço cinco oficinas. Além da oportunidade de conhecer pessoas, obter novas experiências e viajar para outras cidades, como Salvador, onde participei do Encontro Estudantil e do Campus Party, o Centro Juvenil me tornou uma aluna mais competente, responsável, disciplinada, segundo os meus próprios professores do colégio”, relata.

A professora da oficina Trilhas do Cerrado, Valdoiana Nascimento, fala sobre o resultado positivo do trabalho nas oficinas. “É muito gratificante ver o envolvimento dos nossos alunos e o quanto eles gostam de participar. Temos depoimentos deles falando do quanto suas vidas pessoal e escolar se transformaram a partir da participação nas oficinas, que acabam estimulando mais o aprendizado deles no ensino regular”.

A diretora Laísa Brandão faz um balanço sobre o trabalho realizado até aqui: “Fico muito feliz com o crescimento do CJCC, com salas lotadas. Também fico muito contente em ver a evolução dos nossos estudantes, tanto no seu dia a dia, como na sua vida escolar. E como não têm a obrigatoriedade de estarem aqui, eles vêm exclusivamente porque se identificam”.

Oficinas – O CJCC de Barreiras disponibiliza as oficinas Do ato ao teatro; Empreenda; MovimentAÇÃO; Ecociências; Ciência em casa; AudioVizoom; Trilhas Espeleológicas; Trilhas do Cerrado; Cosmos; ProgramAí; e Robótica, das quais participam cerca de 200 estudantes do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio na rede estadual, sendo que cada aluno pode participar de mais de uma oficina.

Sobre o CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. O CJCC conta com cinco unidades no Estado, em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br