Barreiras ganha exposição de arte gratuita com chegada do Museu Itinerante Rabobank
  • Compartilhe:

O Rabobank Brasil leva à cidade de Barreiras, na Bahia, o projeto cultural Museu Itinerante Rabobank. Com a mostra “Arte/Água”, a exposição poderá ser visitada gratuitamente do dia 24 de outubro a 13 de novembro, no Mercado Caparosa.

museu

Ascom Rabobank

O Rabobank Brasil leva à cidade de Barreiras, na Bahia, o projeto cultural Museu Itinerante Rabobank. Com a mostra “Arte/Água”, a exposição poderá ser visitada gratuitamente do dia 24 de outubro a 13 de novembro, no Mercado Caparosa.

Depois de ser visto por mais de 314 mil pessoas e passar por 42 cidades brasileiras, o museu reúne 40 reproduções de obras de artistas consagrados em seu acervo – como os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh, além dos brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti.

Uma das características do projeto é a valorização da produção artística das cidades em que o museu se instala.  Em Barreiras, os artistas locais convidados são Rondinelle Barbosa de Oliveira e Randesmar Vieira da Silva, que retratam em suas obras, entre outros temas, a cultura e a beleza natural da região.

O programa também proporciona ao público e a grupos escolares visitas guiadas por mediadores especialmente treinados. As escolas devem agendar as visitas junto à Secretaria de Educação pelo telefone (77) 9137.2461, com Kilza Mayana.

Além da exposição, o Museu Itinerante conta com um programa de arte-educação que oferece workshop gratuito para professores da rede pública de ensino. Ministrado pela curadora Vera Barros, responsável pelo projeto, o workshop será realizado quinta-feira, dia 23 de outubro, na Escola Municipal de Informática.

“Por ter raízes no agronegócio, o Rabobank sempre teve um forte compromisso com a área socioambiental. Por isso, além de desenvolvermos ações para ajudar nossos clientes a manterem os seus negócios sustentáveis, ampliamos as nossas iniciativas para as comunidades em que atuamos”, afirma José Giachini, diretor responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental do Rabobank Brasil. “Com o Museu Itinerante Rabobank, acreditamos que podemos trazer, por meio da arte, maior consciência sobre o meio ambiente para as pessoas que vivem nessas localidades”, completa.

Museu Itinerante Rabobank Arte/Água é um projeto viabilizado com recursos privados obtidos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Jornal Nova Fronteira