Agricultores baianos vão à Brasília buscar informações sobre a continuidade das obras de infraestrutura no oeste do estado
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No início do segundo semestre de 2015, as entidades que compõem o IPA fizeram uma lista de obras prioritárias para o setor agropecuário do país.

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Texto Ascom Aiba | Foto Ascom FPA 

O Presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, esteve na última terça-feira, 17, na sede do Instituto Pensar Agro (IPA), participando de uma reunião com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casimiro Silveira, e o presidente da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura (Mapa), Edeon Vaz Ferreira, para avaliarem as obras de estradas que estão sendo feitas para a melhoria de logística e transportes na Brasil. A Aiba é hoje a responsável pela coordenação das ações em logística e transporte do IPA, entidade que fornece apoio e subsídios para o trabalho da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA).

No início do segundo semestre de 2015, as entidades que compõem o IPA fizeram uma lista de obras prioritárias para o setor agropecuário do país. Na Bahia, foram destacadas a Ferrovias de Integração Oeste Leste (Fiol), o Porto Sul, a Transnordestina, a Hidrovia do São Francisco, e as BRS 242, 020 e 135.

O diretor do Dnit relatou que o órgão sofreu uma redução de 2/3 em seu orçamento, passando de cerca de R$ 1 bilhão para pouco mais de R$ 300 milhões. Esse fato gerou a paralisação de várias obras por atrasos nos pagamentos das empreiteiras que estão executando as obras, como é o caso da BR 020 e do trecho da Fiol que passa pelo Oeste baiano. Dessa maneira, segundo Valter Silveira, o Dnit dará continuidade ao trabalho apenas com o recurso que possui.

Sobre as obras na Bahia, Silveira informou que a BR 242 deverá ser concluída até 2016 e que a BR 135 está com as obras parcialmente paralisadas no trecho próximo as cavernas, aguardando a licença ambiental do Ibama; o restante já foi liberado. Quanto a Hidrovia do São Francisco, ele falou que está sendo feito o estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) para que se possa definir sobre a realização da obra.

Ficou acertado que será feita, mensalmente, uma reunião entre o Dnit, a coordenação de Logística e Transporte do IPA e a Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Mapa. O objetivo é avaliar o andamento das ações e obras para que a FPA, através do deputado Adilton Sachetti e do senador Blairo Maggi, possa auxiliar no que for possível para o andamento destas obras que são prioritárias para o setor agropecuário.

Jornal Nova Fronteira