Abapa e Aiba participam do Tour do Algodão da Bayer
  • Compartilhe:

No dia 08 de julho, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), participou do 1º Tour do Algodão, realizado pela Bayer, na Fazenda Busato I, em São Desidério.

abapa1

Ascom Abapa

No dia 08 de julho, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), participou do 1º Tour do Algodão, realizado pela Bayer, na Fazenda Busato I, em São Desidério. Durante o evento, a Bayer abordou os principais aspectos do manejo da cultura para qualidade de fibra e produtividade, e apresentou a nova variedade, a FM 954GLT. Na oportunidade, a Abapa e Aiba, apresentaram a visão dos desafios da cadeia produtiva do algodão, bem como as ações das entidades. Participaram do evento produtores, gerentes técnicos, engenheiros agrônomos, consultores e representantes das entidades do agronegócio da região.

“O grande desafio da cotonicultura, principalmente na Bahia, está relacionado à qualidade da fibra, devemos atender as demandas vindas do mercado. Para isso se faz necessário que o produtor mantenha equipes preparadas e qualificadas afim de que minimize todas as variáveis que impeçam a produção com qualidade de fibra, desde o plantio ao beneficiamento, incluindo a comercialização, visando sempre a qualidade do produto”, disse o gerente de Laboratório da Abapa, Sérgio Brentano.

abapa

O coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa, Antonio Carlos Santos, ressaltou o controle de pragas e doenças, como um dos grandes desafios da cadeia produtiva do algodão. “Reduzir os custos com o controle de pragas, em específico o controle do bicudo que tem levado uma grande fatia dos lucros, tirando o sono de todos os envolvidos, é um grande desafio para a agricultura hoje. Assim, devemos fazer o dever de casa bem feito nos manejos de controle e tigueras de algodão, bem como nas áreas de rotação, tigueras nas margens das rodovias, transporte de algodão e caroço, visando o bom controle do bicudo-do-algodoeiro, para a sustentabilidade do setor produtivo”, disse Antonio Carlos.

Segundo o gerente regional da Bayer, Sidney Osviani, o evento teve como objetivo trazer para os produtores mais tecnologias, novos produtos e nova variedade com foco na rentabilidade e produtividades. “A Bayer, como líder em inovação, busca novas alternativas em tecnologias, variedades e produtos, com foco na rentabilidade e produtividades para os produtores baianos. Nesse evento, mostramos o que a Bayer vem fazendo nos últimos anos, que é o investimento na cotonicultura brasileira, para trazer novas tecnologias para o produtor rural. Esse é o anseio da Bayer como empresa”, disse Sidney, que agradeceu a parceria das entidades, no evento. “É importante estamos juntos com as entidades, temos buscado essas parcerias de negócios, e agradecemos a Abapa e Aiba, pela participação nesse evento”, agradeceu.

Jornal Nova Fronteira