Codevasf celebra acordos de cooperação técnica para recuperação de corpos hídricos no Oeste da Bahia
  • Compartilhe:

Os acordos preveem a realização de estudos, a elaboração de projetos e a execução de trabalhos de revitalização hidroambiental nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

Ascom Codevasf

A Codevasf celebrou neste mês acordos de cooperação técnica para a realização de ações de recuperação e conservação de nascentes e outros corpos hídricos no Oeste da Bahia. Os acordos preveem a realização de estudos, a elaboração de projetos e a execução de trabalhos de revitalização hidroambiental nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A cooperação foi firmada entre a 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA), as prefeituras de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, o Instituto Aiba e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.

Procedimentos licitatórios foram iniciados e ainda no primeiro semestre de 2020 serão investidos R$ 704 mil em Barreiras, em ações de cercamento de áreas de preservação permanente, adequação de estradas rurais, implantação de bacias de captação de águas de chuva (barraginhas), construção de terraços, instalação de placas de identificação de nascentes com mensagens educativas e realização de atividades de educação ambiental, entre outras.

Na avaliação do superintendente regional da Codevasf Harley Nascimento, a união de poderes públicos federal e municipais e de representantes de produtores rurais e comunidades locais viabilizará a execução de importantes projetos hidroambientais, o que contribuirá para a recuperação e a conservação de água e solo na região. “Os acordos de cooperação já haviam sido celebrados e executados com êxito em municípios como Igaporã, Jaborandi, Jacaraci e Mansidão, e não serão diferentes nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Será uma parceria público-privada em que todos serão beneficiados”, afirma.

Edson Marques Júnior, gerente regional de revitalização da Codevasf, destaca a seriedade das instituições envolvidas, “que já vêm realizando trabalhos de recuperação e conservação hidroambiental na região, especialmente em nascentes”. De acordo com ele, diálogos para a celebração dos acordos foram iniciados em outubro de 2019.
Demósthenes Júnior, secretário de meio ambiente de Barreiras, e Eduardo Yamaschita, secretário de agricultura de Luís Eduardo Magalhães, participaram do ato de assinatura dos acordos.

Patrícia Jane Rocha de Souza, secretária de agricultura e desenvolvimento econômico do município de São Desidério, também esteve presente. “Nosso município é o maior produtor de grãos do Brasil e também pretendemos celebrar acordo de cooperação técnica com a Codevasf, o Instituto AIBA e outras entidades, para que possamos unir forças em favor da recuperação e conservação das nossas nascentes e rios”, diz.

Jornal Nova Fronteira