Clube ABCD comemora 65 anos com muito brilho e emoção

Publicada em 05/12/2021 às 18:20

O Clube Associação Barreirense de Cultura e Desportos (ABCD), comemorou na noite do último dia 03, em sua sede social, os 65 anos de cultura, festas e encontros que marcaram a vida dos barreirenses. Um coquetel, com direito a bolo e parabéns coletivo, foi oferecido aos presentes. Participaram da festa, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa e seu vice, Emerson Cardoso, vereadores, secretários municipais, o Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Moacir Silva Arantes, responsável pela Benção inicial, representantes da Polícia Militar, além de sócios e integrantes da sociedade local.

Coube a dona Iracema Carvalho de Andrade, 95 anos, pessoa mais velha presente a festa, cortar o bolo em comemoração aos 65 anos do ABCD

Fundado em 1956, o ABCD foi criado após divergências políticas entre os associados do Clube Dragão Social (atualmente extinto). Parte dos associados apoiava o então governador da Bahia Antonio Balbino de Carvalho Filho e outra parte seguia o ex-deputado federal Tarcílo Vieira de Melo, dois ilustres barreirenses que fizeram parte da política nacional e que militavam em campos opostos.

Após acirrada disputa, os apoiadores de Tarcílo Vieira de Melo elegeram Dr. José Carlos, integrante da família Vieira de Melo, como primeiro presidente do ABCD. Neste período, tanto o Clube Dragão Social como o ABCD, não possuíam sede própria e realizavam seus eventos em locais alugados onde hoje está localizado o Centro Histórico.
Por muitas décadas os dois clubes promoveram concorridas disputas nos bailes carnavalesco para eleger as Rainhas e Princesas do Carnaval, além de desfiles de carros alegóricos para demonstrar sua grandiosidade e representatividade perante a sociedade barreirense.

No início da década de 1970, o então prefeito Baltazarino Araújo de Andrade, doou o terreno onde está atualmente localizado o ABCD para que a entidade pudesse ter sua sede própria. Em função dessa doação, passou a fazer parte do imaginário da comunidade local, que o nome ABCD significava ‘Amigos (A) de Baltazarino (B) Contra (C) o Dragão (D).

Neste 65 anos de história, o ABCD promoveu bailes de gala, debutantes, carnavais, formaturas, entre outros, além de servir como local de grandes encontros políticos e convenções partidárias que definiram os rumos da cidade. Neste espaço, até o início da década de 1990, foram realizadas as apurações das eleições de Barreiras e dos municípios circunvizinhos.

Com o passar dos anos, o clube passou por uma fase de esquecimento e abandono, sendo resgatado em meados do ano 2000, pelo abnegado incentivador do ABCD, Professor Osmar Nilo de Jesus Lima Bezerra, que com muita luta e perseverança foi organizando o quadro associativo e as finanças do clube, oferecendo aos associados, principalmente os integrantes do Clube da Melhor Idade, lazer, atividades físicas, trabalhos manuais, aulas de canto e viagens em pontos turísticos do país. Com o falecimento do professor Osmar em maio de 2016, a presidência do clube ficou a cargo de Ariadne Souza Santos Porto, até dezembro de 2019, quando o bancário aposentado Mario Sérgio Araújo, assumiu com a incumbência de continuar com o resgate cultural e fortalecimento do clube.

Mario Sérgio Araújo, atual presidente do ABCD, convoca a sociedade barreirense para ajudar no reerguimento do clube

Por ter atuado toda sua vida profissional no Banco do Nordeste na área de associativismo, o recifense Mario Sérgio Araújo vem empregando uma nova dinâmica no ABCD, com mudanças estatutárias a exemplo do incremento do nome do Professor Osmar na nomenclatura do clube que passará a se chamar Associação Barreirense de Cultura e Desportos Professor Osmar Bezerra.

O novo presidente, vai buscar o apoio dos vereadores de Barreiras, para tornar o ABCB entidade de utilidade pública, o que facilitará na captação de recursos que serão utilizados na manutenção do clube.

Outro ponto ressaltado por Mario Sérgio que deverá receber uma atenção especial é a área de desportos. Em parceria com os corredores de rua e os ciclistas de estrada, o ABCD pretende promover eventos que atendam esses públicos.
Durante todo o evento foram exibidos vídeos de associados que não puderam comparecer, relatando momentos marcantes que vivenciaram nestes 65 anos de história.

Um povo que não preserva seu passado, não terá um futuro brilhante. Um povo que despreza suas tradições é um povo pobre de espírito e que não tem nada a comemorar.

Viva o ABCB, viva a história, viva a cultura dos barreirenses.

Marcia Razia, professora e escritora, foi a mestre de cerimônia do evento

O prefeito Zito Barbosa e o vice Emerson Cardoso prestigiaram a festa de 65 anos do ABCD

Associados e políticos que não puderam comparecer ao evento enviaram suas mensagens de parabéns ao clube

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Jornal Nova Fronteira
JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br