Bahia Farm Show 2019 inova com espaço dedicado às tecnologias e equipamentos da área de segurança pública
  • Compartilhe:

Além das grandes máquinas e equipamentos voltados para otimizar o trabalho no campo, quem visitar o Complexo Bahia Farm Show 2019, entre os dias 28 de maio e 1 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, terá a oportunidade de conhecer melhor os equipamentos, aparatos e táticas utilizadas em segurança pública

Ascom BFS

Além das grandes máquinas e equipamentos voltados para otimizar o trabalho no campo, quem visitar o Complexo Bahia Farm Show 2019, entre os dias 28 de maio e 1 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, terá a oportunidade de conhecer melhor os equipamentos, aparatos e táticas utilizadas em segurança pública, salvamento e resgates de pessoas e animais, dente outros. Intitulada de “Ilha da Segurança”, o espaço será destinado para que as equipes da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar e do Exército possam expor as ações empreendidas no Oeste da Bahia. Também estará presente no local o Grupamento Aéreo (Graer), que realizará as demonstrações dos helicópteros que vêm sendo utilizado pela Polícia Militar para agilizar as rondas, principalmente na zona rural, durante a Operação Safra.

Com o objetivo de levar às pessoas todo o escopo dos serviços que envolve o Corpo de Bombeiros Militar, o comandante do 17º Grupamento, José Manoel Lusquinhos, explica que serão levados para a exposição equipamentos e tecnologias ligadas ao combate a incêndios, salvamento e resgate de pessoas e animais nas mais variadas situações. “Temos desde equipamentos de rapel até de mergulho, para o uso em casos extremos de salvar uma vida, seja em altura e até dentro da água. Será muito importante mostrar aos visitantes da feira todas as possibilidades de atuação do Bombeiro Militar”, afirma.

A Polícia Rodoviária Federal (PFR) estará presente com o Ônibus Multimissão, uma estrutura apropriada para apresentação de filmes e palestras sobre segurança no trânsito, aberta para quem passar pelo local. “O objetivo é orientar a população sobre o respeito e cumprimento à legislação, e como prevenir possíveis acidentes”, explica Marcello Apolo Araújo, inspetor da PRF.

O 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), do Exército, com sede em Barreiras, também estará na feira agrícola e vai expor os equipamentos, como a perfuratriz utilizada na “Operação Poços”, que apoia a população, principalmente no semiárido; realizando demonstrativo de cursos ofertados para a formação das equipes do Exército, a exemplo de “Guerra na Selva” e “Paraquedismo”; além da exposição de uniformes, materiais e vídeos institucionais. A Polícia Militar e Civil estarão presentes com informativos e vídeos institucionais e demonstração de viaturas e equipamentos utilizados nas operações.

Pela primeira vez com espaço oficial dentro da Bahia Farm Show, a coordenadora da feira agrícola, Rosi Cerrato, acredita que esta é mais uma ação de fortalecimento da parcerias entre os agricultores baianos, por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), organizada da feira e as instituições da área de Segurança Pública do Estado e da União. “O público e a feira só têm a ganhar ao conhecer melhor as ações e atividades desenvolvidas por estas instituições. Tenho certeza que a “Ilha da Segurança” vai atrair o interesse dos visitantes ao expor todo o aparato e tecnologias utilizadas por eles”, afirma.

A Feira, este ano, também vai levar um espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar de pequena escala. Além dos atrativos em máquinas e tecnologia agrícola e de palestras levadas pelos expositores e pela organização, o Complexo Bahia Farm possui uma infraestrutura para garantir a melhor experiência durante a visitação, como restaurantes, espaço gastronômico com food trucks e lanchonetes, ruas pavimentadas e cobertas, sonorização, estacionamento amplo e gratuito, tudo para garantir a melhor experiência durante a visitação.

Considerada uma das maiores do Brasil, a expectativa é que mais de 70 mil pessoas circulem durante os cinco dias do evento para conferir as inovações em tecnologia agrícola e a disseminação de conhecimento por meio de palestras para o fortalecimento do setor agrícola. Parte da renda dos ingressos da Bahia Farm Show será revertida para o Hospital do Oeste (HO) por meio do projeto “Ingresso Solidário”.

Jornal Nova Fronteira