Aconteceu na manhã de hoje, 19, a abertura oficial do II Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia
  • Compartilhe:

Com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador em exercício, João Leão e representantes de entidades de classe, foi aberto oficialmente na manhã de hoje, 19, o II Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia.

Com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador em exercício, João Leão e representantes de entidades de classe, foi aberto oficialmente na manhã de hoje, 19, o II Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia. O evento está sendo realizado no auditório do Campus IX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Barreiras.

Durante a solenidade o governador em exercício, João Leão, assinou convênios entre o Governo do Estado e Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste (Cooperleite), que beneficiarão a produção e comercialização de derivados lácteos. Entre os convênios assinados está o termo de doação para a Cooperleite de um terreno de 10 mil\m² no Distrito Industrial de Barreiras, local onde deverá ser construído um laticínio para industrializar a produção de leite dos associados. Também foi assinado um convênio de doação de mais de dois milhões de reais para a Cooperleite, recursos destinados a compra de resfriadores de leite, forrageiras e demais produtos destinados aos pequenos produtores de leite da região.

Segundo José Marques, secretário de agricultura e tecnologia de Barreiras, o II Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia é um evento totalmente exitoso para região no que tange esse incentivo gigantesco para essa cadeia produtiva que é a bovino cultura de leite. “Há muito tempo que se tenta deslanchar essa matriz produtiva na região, mas algumas dificuldades impedem o seu crescimento. Agora com esse II Encontro percebemos uma motivação e um fomento maior nesse setor”, disse José Marques.

De acordo com o secretário de agricultura de Barreiras, o município tem um projeto arcabouço que é o Vale Produtivo. “O Vale Produtivo atinge várias matrizes produtivas, a exemplo da bovino cultura de corte e de leite, a piscicultura, a avicultura e a agricultura em geral. Nesse caso da bovino cultura a Prefeitura já realiza um trabalho de melhoramento de solo, através da doação de calcário, temos também um trabalho na área de Inspeção Municipal que visa a regulamentação dos produtos oriundos da cadeia produtiva do leite”, concluiu José Marques.

Para Antonio Balbino de Carvalho Neto, vice-presidente da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), e um renomado criador e um dos responsáveis por transferência de genética bovina no Oeste do Estado, esse II Encontro da Cadeia Produtiva do Leite é o resultado de ideias amadurecidas durante o I Encontro realizado no ano passado. “Na primeira edição da Cadeia Produtiva do Leite foram levantados alguns diagnósticos, observações e sintonias entre os que estão envolvidos nesse setor produtivo e de lá para cá ocorreram alguns desdobramentos e em função disso algumas palestras que serão disponibilizadas durante o encontro são resultados de tudo que avançamos”, comentou o criador, ressaltando que a entidades presentes já estão mais contextualizadas com o que acontece na região, principalmente a Federação de Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), as secretarias estaduais e municipais de agricultura e pecuária.

Sobre o desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, Balbino enfatizou que construir e consolidar uma matriz produtiva não é tão simples. “Organizar uma cadeia produtiva envolve vários aspectos. Desde a parte comercial, que é bastante delicada em razão de ser um produto de alta perecibilidade, de uma comercialização bastante diferente entre a indústria e os criadores e que implica em uma relação que precisa ser bastante amadurecida para evitar distorções e desequilíbrio”, reforçou Balbino.

Além dos pronunciamentos da abertura, o evento apresenta uma diversificada programação de palestras que serão apresentadas hoje e amanhã.

Guia do LEITE OESTE BAHIA 2019
II ENCONTRO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE

Dia 19

As Bacias Leiteiras Da Bahia – Fonte de Lucratividade e Prosperidade Negócios
09h às 10h15
Palestrante Lucas Teixeira – Eng. Agrônomo

O Governo da Bahia e a Cadeia do Leite do Estado Oeste
10h45 às 12h
Palestrante José Antônio Magalhães de Araujo – Engº Agrônomo SDR/CAR/BAHIA PRODUTIVA

Biotecnologia Animal – Avanços Para a Produção Leiteira
13h30 às 15h
Palestrante Maurício Peixer – Médico Veterinário – Diretor Bio Tecnologia Animal

O Impacto das Instruções Normativas 76 & 77 no Setor do Leite
15h30 às 16h30
Palestrante Paulo Emílio Landulfo Medrado Vinhas Torres – Superintendente de Agricultura da Bahia

Desafios e Oportunidades da Pecuária Leiteira no Brasil
16h45 às 18h
Palestrante Geraldo Borges – Abraleite

Lançamento da Câmara Setorial do Leite
18h30
Palestrante Lucas Teixeira Costa – Seagri

Dia 20

Pastagens Irrigadas – Multiplicando a Produtividade e Lucratividade por Ha – Novas Tecnologias
08h às 09h
Palestrantes Raimundo Reis – Zootecnista LEITE & NEGÓCIOS
Eduardo Lima Duarte – Eng. Agrônomo SDR/CAR/BAHIA PRODUTIVA

Qualificação do Produtor e a Organização Social Como Base do Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva do Leite
09h às 10h
Palestrante Humberto Miranda – Presidente da FAEB

Parada do Leite
10h às 10h15

Novas Tecnologias para o Incremento da Produtividade Rural
10h20 às 11h
Palestrante Evilásio Moreira da Silva Neto – Analista Técnico do Sebrae

Palma – A Reserva Estratégica para o seu Rebanho Produzir + Nutrição Animal
11h30 às 12h15
Palestrante Lucas de Souza Silva – Med. Veterinário Gestor da Coovale (Cooperativa do Vale do Jacuipe)

Brucelose – Novos Caminhos Via Br-51
13h às 14

Anotando e Lucrando na Produção de Leite
14h às 16h
Palestrante Marcelo Vieira Matos da Paz – Eng. Agrônomo, Professor universitário e Consultor do Sebrae

Parada do Leite
16h às 16h20

Apresentação da Dinâmica – Calculando o Custo de Produção do Litro do Leite no Oeste Baiano
16h30 às 17h15
Palestrantes Lorildo Stock – Eng. Agrônomo, analista da Embrapa Gado de Leite
Airdem de Assi – Eng. Agrônomo, Agência Polo do Leite

Família Marcone & Luis Gonçalves – Casos de Sucesso na Atividade Leiteira
17h20 às 19h
Palestrantes Felipe Marcone e Luis Gonçalves – Produtores e laticinistas

Jornal Nova Fronteira