Ligações clandestinas são flagradas em São Desidério
  • Compartilhe:

Em mais uma ação de combate a irregularidades, a equipe do escritório local (EL) de São Desidério, com o apoio da divisão operacional da Unidade Regional de Barreiras (UNB), identificou mais oito irregularidades na sede do município, no final de junho.

embasa

Ascom Embasa

Em mais uma ação de combate a irregularidades, a equipe do escritório local (EL) de São Desidério, com o apoio da divisão operacional da Unidade Regional de Barreiras (UNB), identificou mais oito irregularidades na sede do município, no final de junho. As fraudes, popularmente conhecidas como “gatos” foram identificadas na sede municipal, nos bairros Tangará e Centro. A empresa retirou as ligações clandestinas e vai aplicar multa diante do furto de água. Em maio, as equipes já haviam identificado oito irregularidades na sede do município.

A gerente da Embasa em São Desidério, Deyse dos Santos, explica que houve inicialmente um cruzamento da leitura do hidrômetro com uma pesquisa do consumo pelo imóvel. “Em muitos casos é perceptível quando há uma redução acentuada do consumo mensal e não há alteração da rotina ou da quantidade de moradores no imóvel”, explica. Em maio, equipes da Embasa já haviam identificado oito irregularidades na sede do município.

Além de prejudicar o abastecimento, o furto colabora para o maior desperdício de água por parte dos moradores dos imóveis que cometem a irregularidade. “Vamos continuar com o trabalho constante de combate às ligações clandestinas. Além de crime, esta é uma prática que prejudica todo o sistema de abastecimento e aumenta as perdas de água no município”, explica Deyse Dayana.

A prática de furto de água é qualificada crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa. Ligações clandestinas de água podem ser denunciadas pelo telefone 0800 0555 195.

Jornal Nova Fronteira