Lançamento de novo livro de Rui Rezende movimenta Campus da Ufob em Santa Maria da Vitória
  • Compartilhe:

O episódio da biografia do fotógrafo Rui Rezende foi revelado pela orgulhosa Dona Sônia, no lançamento do livro "Oeste da Bahia - O Novo Mundo”, na noite dessa segunda-feira, 15, no Campus Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia, em Santa Maria da Vitória.

ufob

Ascom Ufob | Fotos Marco Athayde

Um menino, a bola e a escola. Três palavras comuns no dia a dia de muitos adolescentes brasileiros, mas que foram decisivas para o início da carreira de um fotógrafo: Rui Rezende. Aos 16 anos, com pouco interesse pelos estudos e a cumplicidade da irmã Iane, o jovem morador de Amargosa começou a faltar às aulas para bater o baba em um clube da cidade. Cheia de informantes, dona Sônia, a mãe zelosa, soube do caso, armou uma arapuca e pegou o filho no flagra. Aí não teve jeito: ele teve que se acertar em casa.

Poucos anos mais tarde, já em Salvador, depois de ganhar um curso de fotografia bancado pela Kodak, Rui ligou para agradecer por aquele corretivo da matriarca da família. Se não fosse o empenho dela para que concluísse o antigo segundo grau, não teria conseguido fazer o curso que mudou a sua vida e o ajudou a ser o retratista – como ele mesmo prefere ser chamado – nacionalmente reconhecido e autor de quatro livros que é hoje.

O episódio da biografia do fotógrafo Rui Rezende foi revelado pela orgulhosa Dona Sônia, no lançamento do livro “Oeste da Bahia – O Novo Mundo”, na noite dessa segunda-feira, 15, no Campus Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia, em Santa Maria  da Vitória. No evento, estudantes, professores, servidores técnicos-administrativos e a população santamariense puderam ver algumas das 228 fotos da nova obra, todas feitas nas 35 cidades que integram a Região.

A interação com o público foi imediata. Mesmo com alguns movimentos limitados ainda por conta da queda do avião em que estava a produzir imagens para este trabalho – ocorrida em julho, Rui distribuiu sorrisos, dicas e ainda teve tempo para – pelo menos – cinco dedos de prosa com os alunos dos cursos de Artes Visuais e Publicidade e Propaganda. A passagem pelo município da Bacia do Rio Corrente não estava nos primeiros planos do plano de divulgação do novo livro, mas foi inserida após o convite da professora da UFOB, Natacha Canesso.

ufob1

“Não sou de fazer muitos contatos nos lugares por onde fotografo porque passo mais tempo no mato do que no meio urbano. Quando recebi o convite, topei. Logo que cheguei, recebi o apoio de todos e senti que a Universidade é uma oportunidade única para a cidade e sua gente. Ela amplia as possibilidades e torna do mundo o que é produzido aqui”, destacou Rezende.

O evento de lançamento do livro com fotografias aconteceu alguns dias após a exposição “Já sabemos o que é o belo na natureza”, com imagens dos estudantes da UFOB, um dos trabalhos apresentados na disciplina Filosofia da História das Ciências. “Trazer um profissional com a expressão de Rui nesse momento abre os horizontes que os cursos propiciam, o que fortalece o diálogo professor-aluno-mercado de trabalho”, sinaliza a professora Maria do Carmo Pascoli, diretora do Campus.

Além do contato, os discentes também se inteiraram de outros aspectos importantes para uma melhor formação em suas áreas de conhecimento, como ressalta a professora Natacha Canesso. “Rui tem um trabalho diferenciado. Ele sabe contar a história do lugar e de cada personagem de suas fotos. Conhece a geografia, o clima e demonstra um cuidado especial com os fatores culturais e antropológicos em suas imagens. Daí a ideia de convidá-lo para cá”.

A exposição das imagens atraiu olhares e a curiosidade dos estudantes. Marco Athayde, do curso de Publicidade e Propaganda, entre um clique e outro para o seu site de notícias e jornal, aproveitou para trocar informações técnicas e aprender mais com o companheiro na profissão de fotógrafo. “O intercâmbio de conteúdos que a UFOB nos ofereceu nesse evento contribui para que consigamos uma boa bagagem para entrarmos no mercado mais preparado, aliando desde cedo a teoria com a prática”, frisou.

Após o lançamento em Santa Maria da Vitória, a previsão é de que o evento também aconteça no Campus Multidisciplinar da UFOB na Barra, ainda no primeiro semestre de 2015.

Jornal Nova Fronteira