Barreiras chega aos 53 casos confirmados de Covid-19

Publicada em 29/05/2020 às 07:15

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informou ontem, 29, que mais cinco novos casos de Covid-19 foram identificados na cidade. Agora o município registra 53 casos, destes, 21 já estão recuperados. Barreirinhas, com dez casos confirmados, é o bairro com maior registro de infectados.

Ontem também foram identificados 12 novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Tratam-se de dez pessoas do sexo feminino, com idades entre 01 e 39 anos e duas pessoas do sexo masculino, com idades de 25 e 26 anos.

A prefeitura informou ainda que dos 98 casos suspeitos que aguardavam resultados, 47 foram concluídos, sendo que 42 testaram negativo e cinco testaram positivo. Os cinco casos que testaram positivo, tratam-se de três pessoas do sexo masculino, sintomáticos, sendo um de 25 anos, um de 31 anos e um de 47 anos e duas pessoas do sexo feminino, sendo uma sintomática de 29 anos e uma de 47 anos que teve contato com caso positivo.

Os casos que testaram negativo referem-se a 20 pessoas do sexo feminino, com idades entre 15 e 70 anos e 22 pessoas do sexo masculino, com idades entre 12 e 56 anos.

Barreiras contabilizou, além dos cinco casos cujos resultados testaram positivo, mais cinco casos que embora sejam de Barreiras, não estão atualmente na cidade, encontram-se em: Salvador-BA, Campo Alegre de Lourdes-BA, Brasília-DF e Goiânia-GO e três já foram curados. Esses dez novos casos confirmados elevam para 53 o número de barreirenses com Covid-19.

No momento, a Secretaria de Saúde está monitorando 164 casos com suspeitas leves que se encontram em isolamento respiratório domiciliar, sem exigência de notificação para coleta de exames.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

A Prefeitura também divulgou uma nota publica informando que desde terça-feira, 26, a Vigilância Epidemiológica vem acompanhando trabalhadores da empresa Andrade Gutierrez supostamente infectados pela Covid-19, oriundos do município de Pilão Arcado que foram transferidos para o município de Barreiras em transporte particular da Empresa e que se encontram em isolamento domiciliar em um imóvel em Barreiras, contratado para esse fim pela mesma. Os 16 trabalhadores são assistidos por dois profissionais de saúde (um médico e uma técnica de enfermagem), contratados pela empresa para fazer o acompanhamento dos trabalhadores que passam bem, estão assintomáticos, em ambiente confortável e que possibilita o isolamento das pessoas em quartos separados e seguros.

No último dia 28 as equipes da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – Cerest/Barreiras realizaram uma fiscalização em conjunto no local, seguindo os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. O Cerest/Barreiras fará as fiscalizações necessárias para esclarecer as razões que levaram à empresa a promover o isolamento domiciliar dos trabalhadores em Barreiras, sem realizar as comunicações prévias a Autoridade Sanitária do Município.

A Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município seguirá realizando o monitoramento das pessoas e as condições sanitárias do imóvel, seguindo todos os protocolos necessários, inclusive com orientações que evite possível contágio, fazendo cumprir, obrigatoriamente, a quarentena e o pleno isolamento domiciliar, para promover à proteção a saúde da população de Barreiras.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br