ABL: Posse neste sábado terá lançamentos de autores locais
  • Compartilhe:

Texto e imagens divulgação Assessoria ABL O lançamento de sete obras de cinco autores locais vai movimentar a posse da nova diretoria da Academia Barreirense de Letras (ABL), eleita para o biênio 2020/21. O evento acontece neste sábado (15), às 19h, no Centro Cultural Rivelino Carvalho, Centro Histórico de Barreiras. A consolidação da entidade com […]
Texto e imagens divulgação Assessoria ABL

O lançamento de sete obras de cinco autores locais vai movimentar a posse da nova diretoria da Academia Barreirense de Letras (ABL), eleita para o biênio 2020/21. O evento acontece neste sábado (15), às 19h, no Centro Cultural Rivelino Carvalho, Centro Histórico de Barreiras.

A consolidação da entidade com um elemento fomentador da cultura e da arte de Barreiras e região é um dos propósitos da nova equipe que estará à frente da academia, dando continuidade aos trabalhos executados nos últimos anos.

Outro projeto, não só da diretoria, mas de todos os membros da ABL, é a concretização do sonho da sede própria, um compromisso já assumido pela administração municipal com a gestão anterior.

Neste contexto a professora e escritora Ananda Lima, que vai entregar a presidência para o também professor/pesquisador e escritor, Valney Dias Rigonato disse que a ABL vive um momento muito especial com a chegada da diretoria que sucede sua gestão.

“O novo presidente abre uma nova perspectiva para a entidade, não só socialmente, mas também no olhar para si. Acredito que a instituição dará um salto importante no fortalecimento da literatura oestina”, afirmou.

Ao avaliar a sua gestão, Ananda destacou que foi bastante desafiadora, “especialmente pela minha inexperiência com a cultura e diálogos institucionais. Mas ao término desses dois anos de gestão, tenho um coração cheio de gratidão por toda a vivência e encontros nesta caminhada”, pontuou.

Para a cerimônia de transmissão dos cargos ela convidou os músicos Ruan Carlos Trindade (voz e violão) e Renan Juchem (saxofone), que darão um toque especial ao evento. Como característica da entidade, seus membros e convidados também recitarão poesias e levarão a arte para o Centro Cultural.

ESCRITAS LOCAIS

O lançamento de diversas obras de autores locais no próximo sábado, denota o espírito da agremiação das letras, de valorizar e incentivar a produção dos artistas de Barreiras e região.

Uma delas é do membro da academia, Raimundo Augusto Corado, com a segunda edição de ‘Versos & Rimas’. O poeta salientou que as composições do gênero poético sonetista resgatam valores em memória e em vida, de pessoas que lhe são caras, e encaminha os leitores para uma leitura leve, com uma boa dose de comicidade.

Professor, pesquisador e poeta, membro da ABL, Antônio de Pádua relança ‘Cantiga D’Amor-Menino’ (poesias) e ‘A Poesia da Mensagem Angolana e a Mensagem da Poesia Afro-Brasileira’.

Ele, que já publicou seis livros de poesias, escreveu também ‘Movimento Poetas na Praça: uma poética de ruptura e resistência’ e anunciou para breve ‘A Cidade Antiga’, de poemas e bilíngue, português/francês.

Também membro da academia e com mais de 30 cordéis já publicados, Zeca Pereira define seu livro ‘ABL do Cordel, Além de Rima, Métrica e Oração’ como “um manual com as técnicas para quem deseja escrever literatura de cordel”.
A coletânea de poesias ‘Algumas de amor e outras do ser’ e ‘A bela acordadíssima’, livro infantil, são os títulos que o poeta Théo de Araújo Santos lançará no evento.

Também livro de poesias ‘Memórias de uma vida’ será relançado pela servidora pública (judiciário) e poetiza Carla Lopes, que traz seu trabalho para Barreiras, onde se juntará aos autores locais.

Ela, que é de Santa Rita de Cássia, destacou que tem boa expectativa para o evento. “Estou muito grata por esta oportunidade de apresentar meu livro ao público barreirense”, concluiu.

OBS As Imagens são de alguns dos livros que serão lançados no sábado, no Centro Cultural

Jornal Nova Fronteira