Vamos TOCAR nesse assunto?
  • Compartilhe:

Temática da palestra promovida pela Universidade Brasil com objetivo de conscientizar a prevenção do câncer de mama.

Temática da palestra promovida pela Universidade Brasil com objetivo de conscientizar a prevenção do câncer de mama

A Universidade Brasil em parceria com a Escola São José, realizou nessa quarta-feira 16/10, uma palestra com a renomada mastologista Drª Alba Dias.

Os convidados foram carinhosamente recepcionados com um laço cor de rosa e uma lembrança do evento.
A médica iniciou sua fala com a seguinte frase: “Quem procura acha, quem acha cura”.

Com uma linguagem clara e objetiva, Alba Dias conseguiu prender a atenção de todos do início ao fim. Abordou um assunto tão sério como o câncer, com leveza e sensibilidade, sempre valorizando a mulher. Esclareceu sobre os mitos da doença e enfatizou a importância do autoconhecimento e o diagnóstico precoce.

Os acadêmicos dos cursos de saúde e demais convidados, participaram ativamente esclarecendo dúvidas. A palestra que estava prevista para apenas uma hora, durou duas horas e meia. O público se identificou com a relevância do tema e o carisma da médica.

De acordo com a Drª Alba, uma das causas dos altos índices de mortalidade é a descoberta tardia da doença. “É importante fazer exames de rotina e a avaliação clínica, que são capazes de detectar o problema ainda nos estágios iniciais. Quanto antes for o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação. O tratamento existe para solucionar o problema, não deve ser visto como vilão”. Ressaltou ainda a necessidade de superar barreiras como o medo, a falta de tempo e o preconceito.

Finalizou sua palestra, orientando às mulheres, que para reduzir o risco de câncer de mama é importante praticar exercício físico, buscar manter o peso e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
O câncer de mama não tem raça nem idade.

Jornal Nova Fronteira