Proprietários de Imóveis Rurais de São Desidério recebem o Cefir
  • Compartilhe:

Em cerimônia no plenário da Câmara de Vereadores na manhã dessa quinta-feira, 09, foi realizada a entrega de 1.600 inscrições do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) aos proprietários de imóveis rurais.

Texto Diego Souza | Foto Rodney Martins

Em cerimônia no plenário da  Câmara de Vereadores na manhã dessa quinta-feira, 09, foi realizada a entrega de 1.600 inscrições do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) aos proprietários de imóveis rurais. O evento contou com a presença do prefeito Zé Carlos, do secretário municipal de Meio Ambiente, João Antônio Linhares, coordenador estadual da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do estado, Pablo Rebelo, presidente da Câmara de Vereadores, Maruzan Lima, demais vereadores e proprietários de imóveis rurais.

O Cefir, no estado da Bahia, corresponde ao Cadastro Ambiental Rural, no âmbito Federal, criado pelo Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), é um registro eletrônico, de natureza declaratória e obrigatória para todos os imóveis rurais. “O principal objetivo do cadastro, é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental econômico do estado, além da regularização ambiental em cem por cento dos pequenos agricultores através do Cefir e a Prevenção e Combate a incêndios Florestais”, disse, o coordenador estadual da Sema, Pablo Rebelo.

Em São Desidério, os proprietários de imóveis rurais das localidades de Palmeiral, Lagoa da Rosa, Pontezinha, Ponte de Mateus, Cera, Currais, Guará, e Poços Dantas foram contemplados com o cadastro. “Esse trabalho é uma das vertentes do Projeto Cerrado, executado pelo Governo do Estado, que tem como objetivos, capacitar os proprietários e técnicos rurais em restauração, fortalecer a capacidade de prevenção e combate aos incêndios florestais e beneficiar agricultores familiares (menores de quatro módulos fiscais) através da regularização ambiental de suas propriedades. E, ainda esse ano temos 2.200 inscrições para concluir em São Desidério”, explicou o coordenador da Ambienteagro (empresa executora das inscrições), Valter Almeida Pinto Júnior.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, João Antônio Linhares, a regularização dos imóveis rurais é de extrema importância para o município. “É a porta de entrada para alavancar a agricultura e também uma forma dos produtores cuidarem mais da sua área ambiental. Aproveito, ainda para dizer que a secretaria do Meio Ambiente estará sempre à disposição”, assegurou.

O prefeito Zé Carlos, parabenizou os produtores pela conquista do Cefir. “Este fato significa um grande avanço para o município, na questão da preservação e recuperação ambiental e para os proprietários, pois, além de regularizar seus imóveis rurais, terão mais facilidade em obter financiamentos junto aos bancos de crédito e programas de incentivo nas instituições públicas e privadas.  Esse momento também é de reflexão, pois, percebo que em alguns lugares do município existe desperdício no uso da água, e degradação das nascentes. Em contrapartida a secretaria do Meio Ambiente já está cadastrando as nascentes e cercando para protegê-las”, frisou.

Jornal Nova Fronteira