Onde e porque fazer uma simulação de empréstimo?
  • Compartilhe:

Ao contratar um empréstimo, seja por conta de dívidas ou para fazer investimento, ter um planejamento é extremamente necessário.

Não sabe para que serve a simulação de empréstimo? Leia o conteúdo e confira!

Ao contratar um empréstimo, seja por conta de dívidas ou para fazer investimento, ter um planejamento é extremamente necessário. É preciso pensar: será que cabe no bolso? Será que dá para pagar no prazo? Mas e as taxas de juros? Qual instituição escolher? E as perguntas não param por aí. Contudo, antes de se atolar em mais dúvidas, é preciso colocar tudo na ponta do lápis e fazer uma simulação do quanto será gasto.

Especialmente para quem não entende muito de finanças, a simulação de empréstimo é ideal para encontrar a linha de crédito ideal. Podendo ser realizada gratuitamente, é o pontapé inicial para quem pretende realizar um empréstimo e não sabe como. Ou até sabe, mas ainda tem muitas perguntas e não está tão seguro assim de qual caminho escolher.

Ao contrário do que se espera, a maioria das pessoas não faz uma simulação de empréstimo antes de decidir fechar de fato um contrato para uma linha de crédito. Este é um dos maiores erros.

As vantagens da simulação de empréstimo

Na hora de contratar o empréstimo escolhido, a simulação já soma todas as taxas que serão incluídas, além do tempo em que a dívida será paga, de modo que conta com muito mais agilidade na hora de fechar o contrato. Tomar chá de cadeira no banco ou quebrar a cabeça para fazer as próprias contas agora foi resolvido de maneira simples.

Outra vantagem da simulação de empréstimo é que ela te ajuda com uma rápida busca a respeito das melhores taxas de juros do mercado, dando um parâmetro geral de todas as outras taxas envolvidas em diversas instituições financeiras, o que facilita na hora de escolher a sua.

Antes dela existir, era necessário esperar a abertura do banco e coincidir seu horário de funcionamento com o horário disponível do cliente para saber de quanto sairia seu empréstimo, e então começar a se planejar.

A fórmula da simulação também é mais simples do que parece: para conseguir acessar os valores de um determinado tipo de linha de crédito em um simulador, será necessário informar o valor total de empréstimo que precisa e o número de parcelas no formato de meses que pretende pagar. Basicamente, o simulador é como uma calculadora de empréstimos (estrutura semelhante ao caixa simulador). 

Simulação em Banco

Existem diversas maneiras de realizar uma simulação de empréstimo, e isso varia de acordo com a disponibilidade e gosto do cliente. A mais tradicional de todas é através de uma instituição financeira de sua escolha.

Uma vantagem de fazê-la por meio de uma instituição com a qual já se tem um vínculo, é que o relacionamento que se possui com a empresa bancária pode vir a ser favorável para conseguir boas condições de juros e encargos. A desvantagem é, certamente, o deslocamento e o tempo de espera que pode demorar dias para conseguir algum retorno da área de crédito.

Simulação em instituição financeira

Os bancos não são os únicos que disponibilizam uma simulação de empréstimo para as mais variadas linhas de créditos disponíveis em seus catálogos. Outra forma bastante comum é buscar uma instituição financeira especializada na concessão de empréstimos. Existem muitas, cada uma com sua especialidade, de modo que é necessário pesquisar bem antes de determinar a que mais se encaixa no que busca.

É preciso ir pessoalmente até a agência ou correspondente bancário da instituição ou realizar a simulação através de telefone. Também é possível realizá-la pela internet, no site da instituição. Em alguns casos, também há um tempo de espera para o retorno e possui um período de concretização maior.

Simulação online

Já é provado que, com a invenção das redes sociais e com o acesso mais dinâmico e rápido das notícias, ficamos ainda mais ansiosos em relação ao tempo que estamos perdendo. Queremos fazer ainda mais coisas, ser ainda mais, ter ainda mais.

Pensando nisso, as instituições financeiras até se atualizaram e criaram aplicativos que permitem fazer por ele, no conforto de casa, tudo o que se faria em um caixa eletrônico, assim como os aplicativos para compras que conhecemos.

Hoje, as mais diversas instituições financeiras disponibilizam a simulação e a contratação do empréstimo pessoal de modo totalmente online. Inclusive, existem instituições que são especializadas em linhas de crédito online. Estas empresas realizam todo o fluxo, desde análise de crédito até autorização da operação e assinatura do contrato de maneira totalmente online, o que facilita e agiliza a contratação da operação.

Nessa categoria, existem empresas que também comparam as taxas de diversas instituições financeiras na simulação, dando mais opções para o cliente como prazos disponíveis, valores de créditos e condições para a contratação. São chamados de Comparadores e uma das vantagens é que até mesmo as instituições menos conhecidas aparecem nas comparações, dando mais chance de serem escolhidas por seus valores.

A simulação de empréstimo online pode ser feita a qualquer hora e a qualquer dia da semana, sendo o cliente quem determina o seu planejamento e não o contrário como era antigamente. O retorno é bastante rápido, assim como a avaliação. Está se tornando muito popular.

Um ótimo exemplo aqui seria a CashMe, uma fintech do grupo Cyrela. Todo o processo de contratação de seus serviços é feito de maneira online e você não precisa se preocupar com infinitas burocracias. O que é algo muito vantajoso para quem precisa de rapidez e praticidade para adquirir todo o crédito que precisa.

Caixa eletrônico

Algumas instituições financeiras estão disponibilizando para seus beneficiários a contratação da linha de crédito através da operação por caixa eletrônico, assim como uma simulação de empréstimo. Uma análise é feita com base no perfil de crédito e histórico financeiro e linhas de crédito pré-aprovadas dos clientes para determinar a viabilidade do mesmo, caso seja pedido. A vantagem dessa categoria é a agilidade e a possibilidade da utilização do recurso imediatamente.

Jornal Nova Fronteira