Frequentemente as pessoas me perguntam sobre os impactos do Lava Jato nos nossos negócios da propaganda. Eu concordo que diretamente afetam agências que tenham clientes ligados a empresas com algum envolvimento – lançamentos imobiliários suspensos ou adiados, por exemplo. Mas o grande impacto no nosso mercado é sem dúvida o psicológico, o emocional.
Nós que trabalhamos com varejo já conhecemos da sua sensibilidade ao grito. A cada grito do mercado o varejo se encolhe rapidamente – por outro lado, diferentemente da indústria que planeja suas metas a longo prazo, o varejo se recompõe rapidamente das tempestades conjunturais. Uma Liquida Salvador, por exemplo, com certeza vai criar um novo ânimo no mercado. A população sai do marasmo e do medo motivados pelas boas ofertas apresentadas, com isso o comércio ganha um novo ânimo e passa a anunciar. O lançamento da Odebrecht em Piatã, neste final de semana, com certeza trará um impacto extraordinário para o mercado imobiliário como um todo, que está represando projetos novos, esperando novos tempos.
Os nossos clientes devem se lembrar daquele camelô do Rio de janeiro, que dizia que o sorriso afrouxava o bolso, ou do famoso slogan de Milton Barbosa para a Feira dos Tecidos “ alegria do povo é comprar barato.” Não sou pitonisa de mercado, mas tenho uma experiência suficiente para sentir que teremos um primeiro semestre difícil e de ajustes, porém um segundo semestre compensador.