Exercícios em casa: dicas de como praticar
  • Compartilhe:

Após o início da pandemia, várias pessoas que tinham a rotina de praticar exercício na rua ou em academias precisaram se adaptar e começar a praticar exercícios em casa ou na garagem do prédio. Também houve aquelas pessoas, que por conta do isolamento, sentiu necessidade de começar a exercitar-se e foi em busca de alternativas. 

Após o início da pandemia, várias pessoas que tinham a rotina de praticar exercício na rua ou em academias precisaram se adaptar e começar a praticar exercícios em casa ou na garagem do prédio. Também houve aquelas pessoas, que por conta do isolamento, sentiu necessidade de começar a exercitar-se e foi em busca de alternativas. 

Seja você do grupo que já praticava exercícios com regularidade ou do grupo que era um pouco sedentário e no isolamento sentiu ainda mais necessidade em cuidar melhor da saúde praticando exercício, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada. 

Para aqueles que querem praticar um exercîcio leve a moderado:

  • Os alongamentos são um ótimo início, fazendo um treino de alongamentos direcionado e com movimentos orientados por um profissional a distância, por exemplo, você pode começar a se sentir melhor fisicamente, distrair a mente por alguns momentos e preparar-se para futuros exercícios de carga mais intensa; 
  • Se você está começando a se exercitar, talvez não precise de aparelhos super complexos de início, opte por sequências de exercícios que você utiliza o próprio peso do corpo e repetições de exercícios para determinados em cada dia, assim você vai ganhando condicionamento para em breve começar a praticar exercícios com cargas mais pesadas; 
  • Use móveis da sua casa, como cadeiras, pesinhos e a própria parede para realizar exercícios que usem o peso do seu corpo mas também tenham suporte nestes objetos, isso acabará exercitando outros músculos nos seus treinos em casa. 

Outras opções de exercícios, já voltadas para quem quer se exercitar de forma moderada a mais intensa:  

  • Caminhadas e corridas podem continuar sendo feitas em uma esteira, escolha uma que tenha as velocidades que mais se aplicam ao seu condicionamento físico e instale em sua casa; 
  • Caso não goste muito de corridas ou esteiras, uma ótima opção é o treino na bicicleta ergométrica, melhora o condicionamento físico e pode ser uma atividade super divertida também (principalmente, para aqueles que já gostavam de pedalar um pouco na rua ou nas academias); 
  • Se você vem procurando perda efetiva de peso, talvez goste da opção de pular cordas, corda é um instrumento de exercício com preço muito acessível e é perfeito para pessoas que também querem manter ou melhorar o condicionamento físico
  • Caso você more em algum prédio, escolha um horário que não tenha movimento nas escadas, fazendo treinos de subir e descer lances de andares, trará para você um condicionamento físico bem perceptível, além de fortalecer, principalmente, os músculos das pernas. 

Outras dicas úteis e práticas: reserve um momento para você todos os dias, separe um local que sinta confortável em realizar os exercícios, fique em silêncio ou ligue uma música caso prefira, e faça do exercício um hábito em casa. Se você gostar de aplicativos, há inúmeros que monitoram as atividades físicas, batimento cardíaco e até mesmo nível de oxigênio, veja algum que você se identifica, alguns deles podem ser compartilhados e você consegue dividir com seus amigos o seu progresso e ver o deles também, é uma maneira de incentivo. 

Um ponto de atenção muito importante: nunca ultrapasse seus limites, saiba qual seu nível de condicionamento físico e quais os exercícios mais aplicados para aquele momento para você e vá aumentando as cargas aos poucos e de forma bem consciente das respostas do seu corpo aos exercícios, por mais leves que sejam. 

Com essas sugestões de exercícios, aparelhos e dicas práticas você já está pronto para exercitar-se em casa, mantendo a mente e o corpo saudáveis!

Jornal Nova Fronteira