• Compartilhe:

Atualmente, no Brasil, a produção científica ocorre em massa, sobretudo em casos relacionados à saúde devido à pandemia do coronavírus que vivemos nos dias de hoje.

A importância das regras da ABNT no desenvolvimento de um projeto acadêmico

Atualmente, no Brasil, a produção científica ocorre em massa, sobretudo em casos relacionados à saúde devido à pandemia do coronavírus que vivemos nos dias de hoje.

Diversas universidades, ainda, estão retomando suas atividades aos poucos, depois de mais um ano de isolamento e adoção de aulas remotas.

Portanto, há no Brasil, um contexto de retomada das atividades educacionais, acadêmicas e universitárias dia após dia, de modo que no semestre seguinte já haja aulas presenciais em todo o estado de São Paulo, por exemplo.

Pensando no aspecto do desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, existem diversos padrões e regras na hora de elaborar seu projeto.

Independentemente de ser uma monografia em contabilidade pública, um artigo científico sobre sequenciamento genético ou até o desenvolvimento de novos cultivares de cana de açúcar, milho e afins, todos estes devem seguir regras de escrita pré-estabelecidas pela ABNT.

Contudo, o domínio das normas da ABNT é uma das partes mais delicadas na hora de se elaborar um projeto, pois é um assunto onde muitos estudantes e pesquisadores apresentam dificuldades.

Com isso em mente, hoje iremos ver um pouco mais da razão para o uso destas regras em projetos acadêmicos, quais regras são essas e também como utilizá-las.

Como surgiram as regras da ABNT e por quê usá-las?

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e a sua principal função é a de padronizar a normatização de toda a produção científica feita em território nacional.

Ou seja, o principal objetivo do uso desta normatização é estabelecer um padrão para a produção científica no país, possibilitando que diversos laboratórios e ambientes de pesquisa se comuniquem.

Logo, de maneira simples, a importância do uso das regras da ABNT é permitir que diversas bases de pesquisa, laboratórios, universidades e instituições de pesquisa se comuniquem entre si e comparem seus resultados e métodos de pesquisa.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas foi fundada na década de 1940 visando resolver um empecilho entre dois grandes laboratórios de pesquisas da época.

Ocorriam impasses entre estes laboratórios, pois cada um deles utilizava de um método de pesquisa particular e, também, estes laboratórios interpretavam seus dados e resultados de maneiras diferentes.

Para a resolução deste impasse, surgiu a necessidade de se elaborar o conjunto de normas NBR, que significa Normas Brasileiras.

O surgimento deste conjunto de normas através da ABNT possibilitou o diálogo e colaboração dos dois maiores grupos de pesquisa na época.

Ainda, a ABNT é um órgão importantíssimo para o surgimento da ISO, que é a Organização Internacional de Padronização, ou seja, a importância da ABNT hoje, é mundial.

Logo, de maneira simplificada, a importância do uso de regras da ABNT é a possibilidade de comunicação entre diferentes laboratórios, universidades e grupos de pesquisa, permitindo o diálogo e desenvolvimento da ciência no país.

Quais são as normas da ABNT para elaboração de projetos acadêmicos?

Agora que vimos a importância destas regras e a necessidade de um padrão de linguagem para se fazer ciência, é essencial vermos quais são estas regras e como utilizá-las em seus projetos científicos.

De acordo com a plataforma Normas e Regras, que é especializada em dicas para o desenvolvimento de projetos científicos, as principais normas para o desenvolvimento de um projeto são:

  • Uso de folha de tamanho A4 no Word
  • Capa do projeto de acordo com a NBR 14724
  • Presença de folha de aprovação
  • Margem superior e esquerda: 3 cm
  • Margem inferior e direita: 2 cm
  • Fontes de texto: Arial ou Times New Roman
  • Espaçamento de 1.5 no corpo do texto
  • Uso de itálico para palavras ou expressões estrangeiras
  • Citações e notas segundo a NBR 6023 e NBR 10520
  • Referências bibliográficas ao fim do trabalho

Ainda existem alguns detalhes na hora de passar seu projeto para o papel e na hora de apresentá-lo, como a presença de um Sumário no início do trabalho e também utilizar de uma formatação de texto justificada ao longo do corpo do texto.

Conclusão

O domínio das normas e regras da ABNT é um dos pontos mais importantes na hora de se apresentar ou desenvolver um projeto científico.

Portanto, para garantir seu sucesso na universidade e ingressar no mercado de trabalho da melhor maneira possível, não deixe de estudar estas normas e garanta uma ótima nota em seu trabalho de TCC!

Jornal Nova Fronteira