Estudante de medicina defende a criação de um Centro Oncológico no município de Barreiras

Publicada em 06/11/2015 às 07:34

medico1

“Foram dois anos de muita pesquisa, estudo e dedicação”. Foi assim que o barreirense e estudante da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Thiago Borges Arcanjo, se manifestou nas redes sociais após a sustentação oral da sua monografia no IX Seminário Estudantil de Pesquisa, realizado no último dia 04, no Campus Canela da referida faculdade, na cidade de Salvador. O barreirense desenvolveu sua pesquisa com o tema: Acesso ao tratamento oncológico do Sistema Único de Saúde na Região de Saúde do município de Barreiras, Oeste da Bahia. Este trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades de acesso ao tratamento oncológico do SUS entre os usuários da região. A pesquisa teve como orientador o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFBA, Doutor Washington Abreu.

Após uma expressiva análise dos dados coletados, o trabalho do jovem estudante de medicina – e futuro médico sanitarista – concluiu, entre outras informações, que não existe a oferta efetiva de serviços em saúde oncológica na área de saúde do município de Barreiras, comprometendo o acesso e permanência dos usuários ao tratamento oncológico.

Diante dessa realidade e considerando os princípios finalísticos e diretrizes estratégicas do SUS preconizados na Política Nacional de Atenção Oncológica (PNAO), o estudante Thiago defende a construção de um projeto regional a partir da sensibilização dos gestores municipais de saúde da região, com o fito de implementar um Centro Oncológico no município de Barreiras. Tal medida garantiria não só o acesso efetivo ao tratamento oncológico na Região Oeste, mas também, a integralidade da atenção, a reorientação do modelo assistencial, a clínica ampliada e o acesso pleno à saúde pública de qualidade, revertendo as iniquidades na assistência em saúde identificadas neste insigne estudo.

medico

Diante da temática de expressiva relevância estudada e defendida pelo estudante, o seu trabalho foi indicado ao Prêmio Jessé Accioly de melhor monografia apresentada no IX Seminário Estudantil de Pesquisa da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O futuro médico sanitarista reafirmou o seu compromisso na luta pelos usuários da Região Oeste da Bahia que, apesar das dificuldades enfrentadas no acesso ao tratamento oncológico, buscam a cura e o breve retorno à sua família e sua rede de apoio.O estudante pretende expor os dados obtidos aos gestores municipais da região em uma audiência pública no município de Barreiras, com o objetivo de construir um debate construtivo sobre a temática abordada.  Por fim, o mesmo conclui o seu relato nas redes sociais dizendo: “Eu acredito no SUS, eu acredito na Saúde Coletiva”.

4 Comentários

  1. Myrna Maia disse:

    Nossa querida Barreiras!

  2. Myrna Maia disse:

    Parabéns pela bela iniciativa! O mundo precisa de pessoas assim, nossa querida barreiras precisa muito ter um centro desses atuando aqui. Faço tratamento de câncer de mama em Salvador pelo plano Planserv e fico imaginando que muitas pessoas não tem essa oportunidade, por isso se faz necessário fazer o SUS dar certo aqui em Barreiras. Tem o meu total apoio!

  3. sarah cavalcante disse:

    Boa tarde!
    estou muito feliz DRº Thiago , sempre tem o meu respeito pois é uma pessoa amável de Deus , que Jesus ilumine sempre seus passos e tudo de bom em sua vida , homem guerreiro de muita fé , coração bondoso pessoa de Deus coração enorme , e que venha mesmo trabalhar por aqui , nós precisamos de você , bjka parabéns parabéns . beijos beijos…

  4. Joseni Pereira da Silva disse:

    Bom dia!

    Estou emocionada,lisonjeada e feliz pela a belíssima ideia e escolha da temática de sua monografia.Percebemos o quão excelente futuro médico de nossa cidade será.Parabéns Thiago!Muitas bençãos hão de reinar em sua carreira,vimos antecipadamente a sua preocupação e humildade para com o ser humano.”És mesmo um anjo que nasceu para salvar vidas”!Merece o reconhecimento e apoio dos barreirenses.Que o poder municipal apoia e concretiza essa ideia o mais breve possível.Parabéns!Parabéns!Deus o ilumine sempre!Abraços calorosos!

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br