Cinco dicas para fazer um café mais gostoso

Publicada em 16/09/2020 às 18:38

Nada melhor do que aquele café quentinho logo pela manhã, não é mesmo? Para que comece seu dia comece com bom humor e cheio de disposição aqui vão algumas dicas de como melhorar seu café. Antes disso podemos também te ajudar a escolher a melhor cafeteira. Tudo pronto? Vamos lá.

  • Conserve o café adequadamente

É importante que o café esteja fresco. Tudo bem se não puder moer na hora e comprar o pó no supermercado. Basta que após abrir a embalagem você o conserve. Para isso é importante guardar em potes fechados. Lembre sempre de guardar após o uso.

Os potes podem ser de vidro ou escuros. O importante é não deixar o pó de café exposto à luz. Isso pode fazer com que ele oxide rapidamente, portanto fique atento. Outra dica é guardar na geladeira. A baixa temperatura ajuda a preservar as propriedades e aroma do café.

  1. Nunca deixe a água ferver 

Vai preparar o café enquanto se arruma pela manhã? Cuidado para não deixar a água ferver! O ponto ideal é quando as bolhas começam a surgir. Isso porque a água ao ser fervida altera a acidez do pó do café.

Mas como proceder se você gosta de um café super quentinho? Uma dica é escaldar em água fervente as xícaras, bule ou garrafa térmica que irá receber o café. Dessa forma, ele permanece mais quente por mais tempo.

  1. Use a medida correta

Algumas pessoas gostam de um café mais forte, outra nem tanto. O recomendado de 5 á 6 colheres de pó para cada litro de água. Se não costuma preparar café experimente variar entre essas medidas. Não se frustre ao não acertar de primeira, continue tentando até achar sua medida ideal.

  1. Não coloque açúcar na água

Gota de uma café docinho? Calma que não estamos falando para você desistir do açúcar. O que acontece é que ao colocar açúcar enquanto prepara o café pode alterar o ponto de ebulição da bebida. Isso pode resultar em estragar o seu café e fazer dele um xarope.

Portanto, o ideal é fazer o café sem a adição de açúcar. Se você preferir pode acrescentar depois de pronto. Dessa forma, é possível adoçar no ponto certo para o seu paladar. Sendo assim, não precisar desistir do açúcar basta saber a hora de usar.

  1. O pó de café só é bebido uma vez

Não use o pó mais de uma vez. Fez o seu café? Jogue fora. Seja na cafeteira ou no coador, o pó não pode ser utilizado para fazer um novo café. Isso altera muito o seu sabor e pode até mesmo fazer mal a sua saúde. Uma sugestão para evitar desperdício é usar o pó para outros fins. 

Algumas pessoas usam a borra depois de seca para desodorizar geladeiras, por exemplo. É possível também usar como adubo para plantas. Há ainda uma receita super fácil de borra de café com mel como máscara facial. Olha só como ele é versátil! Portanto, mesmo usado só uma vez não há desperdício. 

Aproveite o seu café

Gostou das nossas dicas? Cada pessoa gosta de seu café de uma maneira específica. Se ainda não encontrou a sua, continue tentando. Use nossas sugestões como guia e comece seus dias com um café quentinho e saboroso.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br