Semana Nacional do Doador de Sangue no Hospital do Oeste

Publicada em 25/11/2014 às 11:16

ho

Por Thianne Lira

Para marcar a Semana Nacional do Doador de Sangue, comemorado de 24 a 28 de novembro, a Unidade de Coleta Transfusacional – UCT/Hemoba de Barreiras, que funciona no Hospital do Oeste, promove hoje, 25, um delicioso café da manhã. A intenção é recepcionar os voluntários que forem à unidade fazer doação e agradecer a todos aqueles que contribuíram com a causa ao longo do ano de 2014.

Esse ano, até o mês de novembro,  a UCT/Hemoba contabilizou mais de 5.300 doações de sangue. Destas, aproximadamente 700 foram realizadas por voluntários, a exemplo de grupos de colaboradores de instituições ou empresas da cidade e regiões circunvizinhas (Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães, Ibotirama e Santa Maria da Vitória).

“Essa é uma forma de desenvolver o nosso papel social e de poder se colocar no lugar do próximo, fazendo o que gostaríamos que fosse feito conosco, caso estivéssemos na mesma situação” comentou Joni Luiz Joner, gerente da empresa Porto Engenharia, cujos colaboradores realizaram doações recentemente.

A necessidade mensal de doações para manter um estoque razoável seria de 700 bolsas, contudo, a média de doações não ultrapassa 450 bolsas. De acordo com a assistente social Lucilene Aguiar, que é responsável pelo processo de captação de doadores, vários são os entraves para que as doações aconteçam, entre eles, o medo e a falta de esclarecimento sobre o assunto.

A UCT/Hemoba agradece aos parceiros que ajudaram com esse tão nobre gesto. São eles: Agropecuária Jacarezinho, Fasb, Igreja Assembleia de Deus, Porto Engenharia, Maçonaria, SLC Agrícola, Igreja Adventista, Polícia Militar, 4º BEC, IEL e Ufob.

PARA DOAR SANGUE É PRECISO:

» Para doar sangue, o interessado deve ter idade entre 18 e 67 anos e pesar a partir de 50 kg;

» Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados da mãe, do pai ou do responsável legal;

» É preciso estar alimentado e não ter ingerido comidas gordurosas nem bebidas alcoólicas na véspera e no dia da doação;

» Não pode doar se estiver gripado, com febre ou amamentando; teve hepatite após os 10 anos de idade; fez tatuagem ou piercing há menos de 1 ano; for usuário de drogas; for portador de HIV, HTLV, Hepatite B ou C, Sífilis ou Doença de Chagas;

» O doador deve apresentar documento oficial original, em bom estado e com foto atualizada;

»Vale lembrar que, em pouco tempo, o organismo repõe o sangue doado.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br