Secretaria de Saúde em Cristópolis reúne pacientes do TFD

Publicada em 16/02/2017 às 07:43

Ascom PMC

“Tenho um filho com oito anos de idade. Aos três meses, percebemos que ele havia nascido com um problema congênito nos lábios, levamos ao médico e ele nos informou que o tratamento dele deveria ser em Salvador, pois aqui não tinha essa especialidade. Desde então, viajamos frequentemente para consultas e procedimentos cirúrgico. Fazemos parte do Tratamento Fora de Domicílio há oito anos e, em janeiro desse ano, foi a primeira vez que conseguimos o benefício de deslocamento”, disse a dona de casa, Cidália Novaes, moradora da localidade de Lagoa do Oscar, durante a 1ª Reunião com pacientes do Programa de Tratamento Fora do Domicílio –TFD, realizada pela a Prefeitura de Cristópolis, através da Secretaria de Saúde, na última quarta-feira, 15, na Câmara de Vereadores.

A reunião teve como objetivo reunir os pacientes cadastrados no TFD e apresentar as normas e a portaria do programa, que já atende cerca de 60 pacientes do município de Cristópolis e tem como objetivo garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Assim, o TFD consiste em garantir o encaminhamento do usuário, através de benefícios (deslocamento e ajuda de custo), para tratamento médico em outra localidade, quando esgotados todos os meios de atendimento onde reside, e em alguns casos, também ao acompanhante.

De acordo com a secretária de saúde, Jusceni Nascimento, o Programa oferece: passagens de ida e volta – aos pacientes e se necessário a acompanhantes, para que possam se deslocar até o local onde será realizado o tratamento e retornar a sua cidade de origem; e ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento.

Durante a reunião, foi apresentada a Comissão Municipal de TFD em Cristópolis, constituída na portaria nº 47, de 02 de janeiro de 2017 e formada pelo médico, Paulo Luís Rocha, o enfermeiro, Ari Donizete Jr., a assistente social, Graciete Teixeira e a assistente administrativa, Maria Aparecida Pereira. “Essa comissão ficará responsável por analisar cada solicitação de inclusão ao programa”, disse a secretária.

Uma das orientações dada aos pacientes foi a respeito da atualização do cadastro. Segundo a diretora da divisão de saúde, Nádia Caitano, os pacientes cadastrados no Programa, deverão procurar a Secretaria de Saúde, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14 às 17, munidos de todos os documentos exigidos pelo Programa. Maiores informações o paciente pode procurar a Secretaria de Saúde, em Cristópolis, localizado à Praça Menino Deus, S/N Centro, Fone/Fax (077) 3618-1162.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br