SAÚDE: Como estar atento aos sinais do seu corpo mesmo sem sair de casa

Publicada em 08/12/2020 às 16:20

https://pixabay.com/pt/photos/mulher-menina-emagrecimento-blue-5372717/ O corpo pode dar sinais de que a sua saúde está precisando de mais cuidados. Autor: oleg_mit  / Fonte: Pixabay.com

Exames de rotina e até mesmo a realização periódica de um check-up são indispensáveis para atletas, para quem deseja emagrecer e, é claro, para aqueles que desejam ter a saúde em dia.

Já se sabe que na maioria dos casos de problemas de saúde, a identificação precoce é a melhor saída para um tratamento eficaz. Mas o que pouca gente sabe é que, até mesmo em casa, é possível identificar alguns sinais de que o corpo não vai bem.

Dores musculares que não passam, perda de massa magra, emagrecimento repentino ou aumento expressivo do peso corporal. Esses são apenas alguns dos sintomas que podem significar problemas passageiros ou doenças mais graves.

Ganho e perda de peso

O aumento e a perda de peso são dois dos fatores mais simples de serem observados sem nem ao mesmo sair de casa. Mas nem sempre essas condições estão relacionadas apenas à dieta.

Por exemplo, existe uma diferença entre o ganho de gordura e o aumento da massa muscular, ainda que ambos possam ser confundidos se o medidor for uma balança comum.

Não é raro que quem comece um treino na academia perceba um ganho de peso. No entanto, os especialistas explicam que a razão mais provável é que esse aumento seja da massa magra e não de gordura.

E, é claro, que o crescimento da massa magra é positivo e até desejado. Já o ganho de gordura pode ser prejudicial à saúde e deve ser avaliado por um médico.

Porém, essa informação não pode ser confirmada por uma balança de peso convencional. Apenas a balança de bioimpedância indicará se você engordou ou se aumentou a massa muscular.

Como também mede a quantidade de gordura corporal, essa balança é indispensável para quem deseja perder peso de maneira saudável e descartar outros problemas de saúde relacionados ao peso.

Dores musculares e cansaço excessivo

Outros sinais de que a saúde pode estar debilitada são enviados através de dores e cansaço extremo. A dor no corpo, por exemplo, pode estar associada ao estresse e à ansiedade. Mas também pode ocorrer devido a processos infecciosos ou inflamatórios, como gripe, dengue e fibromialgia.

Para identificar a causa, é importante observar se existem outros sintomas relacionados como febre, dor de cabeça e rigidez nas articulações. Feito isso, é recomendado uma consulta com um médico que irá dar o diagnóstico exato para iniciar o tratamento.

Já o cansaço extremo e constante pode indicar a necessidade de períodos maiores de descanso. Porém, se mesmo após uma boa noite de sono e pausas regulares ao longo do dia, o corpo ainda estiver cansado pode ser um sinal de outras doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide e até depressão.

Fios em queda ou crescendo demais

Os fios capilares também mostram como anda a sua saúde. Existem mitos e verdades sobre os cabelos, mas é fato que tanto a queda quanto o crescimento excessivos podem ser indícios de doenças.

Por isso, caso suspeite de queda anormal e falhas no couro cabeludo, ou se notar um crescimento muito rápido dos fios, procure um dermatologista.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Enter Captcha Here :

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br