Rui Costa é eleito governador da Bahia

Publicada em 06/10/2014 às 07:24

rui

Da redação Nova Fronteira, com informações do portal G1.com/BA | Foto Henrique Mendes/G1

Contrariando os números do Ibope e Datafolha que insistiam em indicar uma possível vitória do candidato Paulo Souto (DEM), assim como aconteceu em eleições anteriores aqui na Bahia, o candidato do PT, Rui Costa, foi eleito o novo governador da Bahia neste domingo, 5, com mais de 54% dos votos.

Eleito em primeiro turno contrariando as pesquisas no período da campanha, Rui falou que a vitória não foi uma surpresa. “Não foi na última semana que a eleição virou. Vínhamos observando esse sentimento há semanas”, disse o candidato eleito, relatando que fica feliz com o vínculo que conseguiu criar com esse projeto político com as pessoas mais simples.

Em discurso no Palácio de Ondina, residência oficial do governador, Jaques Wagner comentou que Rui terá a oportunidade fazer um governo melhor do que o dele.

“Vai ser um governador melhor do que eu fui. Não estou falando isso para agradar. Estou falando, porque eu acho que ele é um jovem mais preparado, que errou comigo os erros do primeiro governo do PT na Bahia, que não vai errar mais. Que acertou comigo e vai aprofundar esses acertos nesses oito anos”, considerou.

Rui Costa é economista por formação, nasceu no bairro da Liberdade, em Salvador, no dia 18 de janeiro de 1963. Filho de metalúrgico e dona de casa, chegou a concluir o curso de instrumentação da Escola Técnica Federal (hoje IFBA) e a cursar Ciências Sociais antes de migrar para economia, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A vida política começou no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 1980, quando passou a frequentar assembleias de trabalhadores em crítica às condições da fábrica. Aos 22 anos, foi um dos líderes da greve que paralisou o Polo. Foi presidente do Sindiquímica e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2000, foi eleito vereador pela capital baiana e reeleito em 2004. Entrou no governo de Jaques Wagner em 2007 como Secretário de Relações Institucionais. Em 2010, deixou o cargo para ser deputado federal. Dois anos depois assumiu o cargo de Secretário-Chefe da Casa Civil da Bahia, no segundo mandato de Jaques Wagner.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br