Rider Castro assegura presença de Barreiras em certificação internacional de formação política

Publicada em 11/12/2019 às 20:39

Quando se vislumbra quadros para ocupar cargos na vida pública, uma pergunta recorrente que se faz é. Será que esta ou aquela pessoa está preparada para assumir e executar as atribuições decorrentes do exercício do cargo e contribuir assim com a sociedade naquilo que se espera do mandato público?

Para responder estas e outras indagações pertinentes acerca da preparação dos quadros para a política no Brasil surgiu a iniciativa RenovaBR. Essa inovação existe para ajudar gente honesta e competente a entrar na política. A iniciativa seleciona e prepara pessoas comuns do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importa o partido e posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar gente disposta a dialogar e que tenha comprometimento ético.

Fundado em outubro de 2017, O RenovaBR formou naquele ano, 133 lideranças políticas. Desse total, 17 foram eleitas em 2018. Na ocasião, os integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos e no último sábado 07 de dezembro mais uma turma se formou.

Neste ano mais de 31 mil pessoas se inscreveram no curso de formação política, um número quase oito vezes maior que o do ano de 2018. Foram selecionadas 1.400 pessoas que representam 445 cidades de todas as regiões do país. E a Capital do Oeste se fez representar pelo suplente de vereador e subsecretário de agricultura e tecnologia, Rider Castro.

Na Sala São Paulo, que acolheu a solenidade na capital paulista, a pluralidade política que caracteriza a iniciativa foi mantida, com alunos filiados a 30 partidos políticos diferentes. Como o propósito é levar pessoas comuns à política, 41% dos alunos ainda não são filiados. A representatividade, um princípio do RenovaBR, se refletiu no processo seletivo deste ano. Ao todo, foram selecionadas 433 mulheres, o que representa 31% dos alunos. Além disso, 39% se declararam preto, pardo ou indígena.

Assim como Rider, todos os diplomados receberam um Certificado Digital “RenovaBR Cidades” – certificação internacional – que terá todas as informações dos alunos. Assim, a população poderá consultar e atestar a autenticidade do curso e capacidade técnica de cada um para assumir cargo público eletivo.

O curso durou aproximadamente 5 meses. Foram 96 horas, 31 disciplinas, 204 aulas, 31 temas, 91 textos complementares, diversas atividades práticas em três eixos principais de formação: marketing e comunicação política, liderança e mobilização e desafios dos municípios e suas soluções.

“Estou muito feliz em participar dessa experiência, pela densa capacitação que ela nos proporcionou, pela qualidade dos professores e especialistas, pela profundidade dos temas abordados, tão necessários as cidades e ao nosso país. Mas especialmente por estar representando minha querida Barreiras em meio a 445 cidades de todas as regiões do nosso Brasil. Nosso desejo de servir a nossa cidade nos leva a aprimorar cada vez mais nossa formação e capacitação, para estarmos a altura do que Barreiras espera e exige daqueles que se vocacionam a contribuir na vida pública”, afirmou o Rider Castro, agora diplomado pelo RenovaBR.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br