Questionamentos de Dó Miguel ao governador Rui Costa durante visita ao Carnaval de Barreiras

Publicada em 18/02/2015 às 14:33

do

Dó Miguel – Administrador e pré-candidato a Prefeito de Barreiras

O Governador Rui Costa passa esta segunda-feira de Carnaval em Barreiras. Muito bom. Louvo a atitude dele mas, não posso deixar de aproveitar a oportunidade para fazer alguns questionamentos, tendo em vista que depois que o carnaval passar, o nosso ilustre Governador volta para a praia e nós ficaremos aqui com nossos problemas.

Refiro-me a coisas seríssimas causadas em grande parte pelo petismo que administra nossa querida Bahia há 8 anos e agora marcha para 12 anos seguidos.  Faço questão de lembrar que ao longo dos meus 60 anos de vida, nunca alguém ou partido algum ganhou três eleições consecutivas aqui no Oeste com esmagadora e até desmoralizantes percentuais de vantagem sobre a oposição.

Pois bem; em  oito anos do Republicano Jaques Wagner, só se registra três tentativas de obras. São as seguintes: o Corpo de Bombeiros que levou praticamente três anos para ficar pronto, revelou-se um colossal erro na aplicação dos recursos – não pela instituição, Corpo de Bombeiros – mas pelo Governo do Estado, que colocou a unidade em uma localização inadequada.

Prova disso é que toda vez que chove a água invade o prédio atingindo o meio das paredes e alagando quase tudo. Conforme a população de Barreiras já constatou inúmeras vezes é um Deus nos acuda quando os bombeiros, principalmente em dias de chuva, tem que retirar carros, motos e  equipamentos. Nestes momentos o povo é quem socorre os bombeiros, ao invés deles estarem apostos para socorrer a população.

Ressalto mais uma vez que isso não ocorre por culpa dos bombeiros e sim pela falta de visão estratégica do Governo que – repito – colocou o grupamento num lugar totalmente inadequado do ponto de vista logístico quando se precisa de uma saída de emergência para salvar vidas. Este foi um grande erro que precisa ser reparado o mais rápido possível. Vá anotando aí governador.

Outra providência que o governador Rui Costa precisa tomar, diz respeito ao Hospital do Oeste, o único de grande porte da região que atende além de Barreiras e as demais cidades do Oeste Baiano, os estados vizinhos

Vale lembrar que quando o então governador Jaques Wagner recebeu o HO, prometeu reiteradas  vezes instalar um Centro de Oncologia para atender a população de nossa região. A promessa virou dívida e ele não pagou. Resultado: centenas de pessoas morreram de câncer sem ter direito a atendimento digno que todo ser humano merece.

Ouço agora o Senhor governador Rui Costa prometer um Centro de Cardiologia para Barreiras. Perguntar não ofende: será que o governador promete este Centro por não poder mais falar na promessa velha, não comprida por Jaques Wagner? (O Centro de Oncologia) ou, será uma nova promessa com o mesmo fim? Espero, sinceramente, que não.

Agora vamos falar de um assunto não menos sério e nocivo para Barreiras. Trata-se do esgotamento sanitário, que se arrasta ano após ano, mesmo turbinado pelos empréstimos na Caixa para o povo de Barreiras pagar. O serviço além de mal feito, mal planejado, não acaba nunca, aumentando ainda mais o transtorno  em nosso dia a dia. Esta questão sanitária, Senhor governador, é gravíssima piorando a saúde do povo e se transformando em um sofrimento sem fim.

A Embasa é um caso a parte. A empresa deveria reparar o débito que tem com o povo de Barreiras. São quase 50 anos de concessão gratuita para captar água do Rio de ondas – que é nosso – e vender para nós mesmo a nossa água. A contrapartida que seria cuidar das nascentes, lagoas marginais, matas ciliares e o malfadado esgoto, nada disso a Embasa fez. Tratou sim, de embolsar fortunas no governo anterior ao receber de mão beijada  mais 30 anos de concessão para uso da nossa água que – por incrível que pareça – ficou mais cara e, além disso, o esgoto que não funciona impactou em 80% o valor da conta de água. Ou seja: se você paga 100 reais por mês de conta de água, o que já é caro dado a precariedade dos serviços, acrescenta-se a este valor mais 80 reais de taxa de esgoto, totalizando, portanto, 180,00. Uma imoralidade já que a obra de saneamento não foi concluída e se arrasta a passos de tartaruga. Dê um jeito nisso Senhor governador. Tire o povo de Barreiras deste sofrimento.

Concluo este breve relato esperando contribuir para o debate sobre os problemas que angustiam a nossa população. Lembro que não toquei em um dos gargalos maiores de nossa cidade que é a violência que tem ceifado vidas, principalmente de jovens da periferia. Neste carnaval de Barreiras em dois dias foram duas mortes de jovens por assassinato. É preciso melhorar este cenário caro governador. Em outra oportunidade falarei sobre este assunto.

Informo ao senhor que sou pré-candidato a prefeito de Barreiras em 2016 e se o povo me conceder a honra de administrar esta cidade, asseguro que vamos rever essa concessão unilateral, vamos correr atrás do direito do povo, preservando os maiores patrimônios  de Barreiras: o seu povo, a sua água e a sua natureza. Sabemos o quanto o governo arranca de receita de nossas águas e quanto o nosso povo sofre na pele para pagar por isso. Esta realidade precisa mudar Senhor governador.

Feliz carnaval governador Rui Costa e quando retornar para o litoral pense no abandonado Oeste Baiano, pense em Barreiras, uma cidade que contribui muito com a Bahia e que não recebe quase nada em troca.
Este é meu apelo. Por favor tome nota.

5 Comentários

  1. FERNANDO BRASIL disse:

    GOSTARIA DE SABER DO GOVERNADOR RUI COSTA QUANDO ELE VAI ASFALTAR BARREIRAS, POIS ASSALTAR O ESTADO JÁ ASSALTA HÁ ANOS, POIS VEJO SAIR DAQUI OS IMPOSTOS E NADA PARA DE RETORNO PARA A CIDADE, E O AEROPORTO QUANDO TEREMOS?

  2. Alípio Fernandes da Silva disse:

    Como pode o nordestino não estar satisfeito com o governo que ele próprio elegeu? vejamos por exemplo:
    01) PETROBRAS, não tem nada de errado.
    02) ação penal 470, ou mensalão;ninguém roubou nada, tudo mentira.
    03) BNDES…outra mentira deslavada, nada foi tirado pelo PT
    Sendo assim não vejo como reclamar, pois temos uma carga tributaria perfeitamente justificada, afinal somo nós os produtivos que bancamos esses supostos programas sociais que está enchendo o Brasil de vagabundos diplomados…todo mundo é DOUTOR, mais ninguém sabe fazer nada, bolsas,cotas e outras baboseiras mais …bolsa para fazer menino, bolsa para o vagabundo cabo eleitoral de subúrbio, tá tudo certinho, não reclamem, tudo nos conformes, inclusive LULA, o maior vagabundo e quadrilheiro já visto na face da terra….esse é o preço de trocar a disciplina pela safadeza cronica.

  3. Severino Silva disse:

    eu gostaria de sabre qual o partido que o senho e filiado ou não tem coragem de falar

  4. Lourival Aguiar disse:

    “A NINGUEM É DADO O DIREITO DE DESCONHECER A LEI”
    Senhores, suas propostas podem vira Lei, senão vejamos: de acordo com a Constituição Federal, a sociedade pode apresentar um projeto de lei à Câmara dos Deputados desde que a proposta seja assinada por um número de cidadãos. Daí nao é preciso o cidadão gastar 1 mil, 10 mil, 100 mil, 1 milhão ou 6 milhões das suas “parcas” economias para defender um povo tão necessitado, a não ser que esse gasto seja para a compra do poder sobre esse mesmo povo. Aos jovens pensantes, sujiro a reflexão. E que Deus nos ajude!.

  5. Dalton Francisco dos Santos disse:

    Eu sou militante do PSTU -Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados – e fiquei 47 anos fora da cidade de Barreiras. Retornei recentemente à Barreiras, onde resido atualmente. Neste pouco tempo que aqui estou, eu já constatei toda a verdade dita no texto acima. Infelizmente, absolutamente nada mudou com o governo do PT. Logo, o povo barreirense não pode mais ficar a reboque de um governo que nenhuma solução ativa e efetiva é, de fato, realizada a fim de beneficia-lo. Dalton Francisco

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br