Psol Barreiras realiza debate sobre feminismo e resgata origens do ’08 de Março’

Publicada em 17/03/2015 às 10:30

psol

Ascom Psol

No mês de março, tido como mês das mulheres, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL-Barreiras) realizou neste sábado, 14, no Colégio Municipal Costa Borges uma roda de debates e conversa sobre as origens do 08 de Março e sobre o feminismo como instrumento de luta para superação do capitalismo.

psol1

A mesa que presidiu o debate foi composta pelas militantes do PSOL-Barreiras, Carlana Faria, Rose Oliveira, Paula Vielmo e Tania Lima. Compôs, também, a mesa, a presidente do PSOL-Salvador, Zilmar Alverita, militante e estudiosa da causa feminista, com mestrado pelo PPGNEIM (Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo UFBA) e doutoranda pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFBA), em gênero e Trabalho.

psol2

Ao longo do encontro foram apresentadas as origens históricas do 8 de março, que é pelas feministas socialistas do século XIX, definição de feminismo, do feminismo do PSOL e as atuais bandeiras de luta feministas, a luta feminista para a superação do capitalismo e personagens femininas de Chico Buarque numa perspectiva feminista e de crítica a moral burguesa. Ao final, foram sorteados materiais do PSOL e a Revista Feminista do PSOL.

psol3

Diferencial nesse encontro, o espaço para permanência das crianças enquanto as mães participavam do debate, se tornou num palco para brincadeiras e vídeos educativos.

psol4

Com um público atento e participativo, cerca de 30 pessoas, em sua maioria mulheres, debateram e fortaleceram o pensamento feminista no município, demonstrando que a pauta das mulheres é um grande interesse social.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br