Jusmari saúda aniversário de Cocos

Publicada em 14/08/2019 às 13:52

Ascom Jusmari Oliveira

A deputada Jusmari Oliveira saudou o aniversário de emancipação política do município de Cocos com uma Moção de Aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta-feira, 14 de agosto.

De acordo com a parlamentar, Cocos é um município com um grande potencial e que vem se expandindo na agricultura com tecnologia de ponta e se fortalecendo cada vez mais na pecuária. Também se destaca pelo seu patrimônio ambiental e pela beleza dos seus rios que atraem visitantes de várias partes do País. Jusmari utilizou dados históricos catalogados pelo IBGE relatando que a região era primitivamente habitada pelos índios caiapós. A primeira penetração no território se deu em 1711 pelo bandeirante Manoel Nunes Viana, em busca das minas de ouro do rio das Velhas. Após vencer a resistência dos caiapós, Nunes Viana estabeleceu sua base de operações próxima à foz do Rio Carinhanha, tornando o local centro de intercâmbio entre a Bahia e Minas Gerais. Mais tarde, aventureiros se fixaram às margens do Rio São José, formando um arraial, posteriormente denominado Cocos. O povoado desenvolveu-se em função da agropecuária. Em 1931, criou-se o distrito subordinado a Carinhanha. O topônimo originou-se da existência da grande quantidade de coco babaçu existente na região. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Carinhanha o distrito de Cocos. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Cocos figura no município de Carinhanha. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cocos permanece no município de Carinhanha. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. Elevado à categoria de município com a denominação de Cocos, pela lei estadual nº 1025, de 14-08-1958, desmembrado de Carinhanha. Sede no antigo distrito de Cocos. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1959.

“Pela força do seu povo, pela sua agricultura e pela sua pecuária, bem como pelo seu extraordinário acerco ecológico e ainda pela beleza dos seus rios, Cocos é um Município que, a cada dia, ganha um lugar de destaque no Oeste da Bahia”, finalizou a deputada.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br