Sem promotor, detentos são soltos em Bom Jesus da Lapa

Publicada em 12/05/2015 às 07:17

presos

Fonte A Tarde On Line

Homens e mulheres presos por tráfico, formação de quadrilha e homicídios estão sendo soltos em Bom Jesus da Lapa, região do Médio São Francisco (distante a 777 km de Salvador) por conta da falta de promotor na cidade que ofereça denúncia dos crimes a Justiça.

A situação está deixando vulneráveis a população e os profissionais que atuam nas investigações e prisões dos suspeitos, segundo o delegado José Ribeiro. Ele salientou que “são inúmeras as ameaças contra delegados e policiais. Alguns criminosos já foram soltos e nosso temor é que sejam soltos outros traficantes”.

Como exemplo, o delegado mencionou uma decisão expedida pela segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, no dia 30 de abril, concedendo habeas corpus à Valdemira Alves de Souza.

“Ela foi presa em flagrante com entorpecentes para venda e uma pistola 6.35 no dia 20 de janeiro deste ano. E a justificativa do tribunal para conceder-lhe a liberdade foi excesso de prazo sem que o Ministério Público oferecesse a denúncia à Justiça”, disse Ribeiro, explicando que a medida foi legal, “pois o prazo para que isto ocorresse é de 10 dias”.

Segundo o delegado Antônio de Albuquerque Cesar,  Valdemira -conhecida por Val- está ligada à quadrilha liderada por Francileno de Jesus Nunes, conhecido por  Sú, preso em 2013. Ele está custodiado com outros membros do bando na Penitenciária de Serrinha, em Regime Disciplinar Diferenciado, utilizado para pessoas de alto risco à sociedade.

Apreensão

Com a quadrilha foram apreendidos, em apenas uma operação no dia 28 de janeiro de 2014, 106 kg de maconha e cocaína avaliadas em R$ 6 milhões. O material estava na fazenda usada pelo bando. Além de drogas, foram encontradas armas, munições, balanças e dinheiro.

“Sem a presença integral de promotores na cidade, outros integrantes do grupo foram soltos antes e outros podem ser soltos, inclusive os chefões, pois os processos não têm prosseguimento”, disse Albuquerque César, sem esconder o sentimento de decepção diante destas dificuldades. “A sensação que tenho é de enxugar gelo”, definiu.

3 Comentários

  1. ADENILSON DE CASTRO VIEIRA disse:

    PARABÉNS AO JORNAL NOVA FRONTEIRA PELA MATÉRIA, PORÉM É BOM ESCLARECER QUE ESTE NÃO É UM “PRIVILÉGIO” SÓ DE BOM J. DA LAPA, ESTA É UMA INFELIZ REALIDADE DE DEZENAS DE MUNICÍPIOS BAIANOS. ADEMAIS É BOM LEMBRAR QUE A COMARCA DE BOM J. DA LAPA, ABARCA OS MUNICÍPIOS DE SERRA DO RAMALHO E SÍTIO DO MATO, ASSIM SÃO AO TOTAL 200.000 CIDADÃOS QUE ESTÃO ABANDONADOS, SEM A FISCALIZAÇÃO NECESSÁRIA DO ÓRGÃO QUE DEVERIA FISCALIZAR, OU SEJA, O MINISTÉRIO PÚBLICO. FALEMOS TAMBÉM DO ABANDONO DA 71ª ZONA ELEITORAL, QUE SOMENTE AGORA, APÓS UMA DENÚNCIA REALIZADA POR MIM À CORREGEDORIA ELEITORAL FEDERAL, QUE ENCAMINHARAM UMA FORÇA-TAREFA PARA DAR CABO AOS PROCESSOS ABANDONADOS POR MAIS DE DOIS ANOS (ELEIÇÕES DE 2012). É INTERESSANTE AINDA ESCLARECER QUE EMBORA A NÃO TRAMITAÇÃO DOS CITADOS PROCESSOS, AINDA ASSIM TODOS OS MESES OS SALÁRIOS OU GRATIFICAÇÕES DOS JUÍZES E PROMOTORES ESTADUAIS/ELEITORAIS ERAM PAGOS PONTUALMENTE, DINHEIRO ESTE PÚBLICO. NA VERDADE É UM “BELO” EXEMPLO DADO PARA A SOCIEDADE. SERIA INTERESSANTE QUE A REDE GLOBO, ATRAVÉS DA TV OESTE FIZESSE UMA MATÉRIA PARA O FANTÁSTICO. CADÊ O DINHEIRO QUE ESTAVA AQUI? E A CRIMINALIDADE SÓ AUMENTANDO

  2. pedro disse:

    ISSO SÓ VAI PARAR COM O FIM DO PT.

  3. Vinicios B. M de Sá disse:

    PARABENS PARA NOSSOS GOVERNANTES, PARABENS PARA NOSSA JUSTIÇA. TODO ESSES DESCASOS É SÓ PRA AUMENTAR DINHEIRO NOS COFRES DO GOVERNO.
    P. A . R . A . B . E . N .S PARA NOSSOS G .O .V .E. R .N .A .N .T . E .S
    VIVA NOSSA PATRIA (EDUCAGONA) OU E D U C A D O R A!
    VIVA O BRASIL

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br