Riachão das Neves realiza I Fórum de Educação Especial

Publicada em 04/12/2014 às 07:39

riachao

Ascom PMRN

Para marcar o Passagem do dia internacional das pessoas com deficiência que acontece todos os anos no dia 03 de dezembro, o município de Riachão das Neves, município localizado no Oeste da Bahia, realizou na Câmara Municipal de Vereadores, o I Fórum de Educação Especial. O evento contou com a participação de professores das salas de recursos, professores das salas comuns, alunos especiais, pais de alunos especiais, gestores escolares, técnicos da Secretaria Municipal de Educação, representantes das várias secretarias do governo e autoridades locais.

riachao4

O prefeito Hamilton salientou a importância do evento e enfatizou a necessidade de articulação das secretarias para que se atinjam os objetivos propostos. Ainda ressaltou que o mesmo não conseguirá resolver todas as pendências sozinhas e que de fato necessitará contar com a colaboração de todos.

riachao2

A secretária de educação Irlane Santana Costa enfatizou que todas as ações necessárias serão buscadas no sentido de garantir o acesso, bem como a permanência serão efetivadas.

A psicóloga Shalana Oliveira fez uma breve explanação sobre a questão afetiva/emocional do aluno especial, trazendo algumas reflexões aos profissionais que atuam com a Educação Especial.

Os alunos Weslei Alves Arruda (baixa visão) e Izabela Bispo Lelis (deficiente intelectual) relataram as suas vivências nos espaços escolares. Os professores das salas de recursos Tatiane de Assis Cunha (Felix Cardoso), Edinaura Cardoso (Demóstenes Torres), Darilene Lisbôa (Carmem Miranda) e Andréia Câmara Serpa (José de Oliveira) apresentaram relatos de experiência enfocando acerca do trabalho desenvolvem nas salas de AEE.

As técnicas responsáveis pela Educação Especial no município Leonídia Ayres e Ananda Lima organizaram o material para expor aos participantes do evento. Na explanação Leonídia Ayres apresentou as ações desenvolvidas no ano de 2014 pelo setor de especial, dentre estas destacam-se: orientação processo de construção das propostas das salas de recursos multifuncionais (sete finalizadas); orientação Institucionalização do AEE nos PPPs; orientação gestores com relação censo escolar;orientação construção dos Estudos de casos/Planos de AEE; Construção da Proposta pedagógica e Curricular da Ed. Especial no município (em fase de finalização); construção projeto formação Continuada para atuação nas salas de AEE; realização de oito encontros com professores do AEE; organização do encontro de formação com professores do AEE e gestores escolares; criação do Conselho Municipal de Educação Especial (em andamento); construção dos instrumentais utilizados na sala de AEE (anamnese), roteiro estudo de caso, plano de AEE, fichas matrícula, realização de diagnóstico nas escolas.

Leonídia Ayres enfatizou também que as salas de recursos multifuncionais que oferecem o Atendimento Educacional Especializado tem proporcionado aos alunos que possuem alguma deficiência (física, sensorial, intelectual), altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento melhorias significativas no seu processo de desenvolvimento.

riachao3

No município se encontram ativadas 11 salas de recursos multifuncionais, destas quatro estão localizadas na sede e sete na zona rural. Vale dizer que se encontram em processo de implantação outras seis salas de recursos. Ao final do evento foi anunciado que será encaminhado ao prefeito relatório na integra do evento, enfocando as principais demandas emergenciais necessárias para efetivação de uma educação inclusiva de qualidade.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br