Riachão das Neves – Prefeitura e Pronatec abrem novos horizontes

Publicada em 26/02/2016 às 16:24

pronatec

Ascom PMRN

Prefeitura de Riachão das Neves, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), estão promovendo os Cursos de Aplicador de Revestimento Cerâmico e Armador de Ferragem.

As aulas práticas para os cursos estão acontecendo na sede da Secretaria de Assistência Social e Habitação e no Prédio do Cras, cada curso tem a carga horária de 200 horas, a formatura está prevista para o mês de março.

pronatec1

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, e busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

pronatec2

O que está chamando a atenção em Riachão das Neves é o grande número de mulheres participantes dos cursos de Aplicador de Revestimento Cerâmico e Armador de Ferragem. Elas ainda são minoria no mercado da construção civil, no entanto, aos poucos vêm conquistando espaço e deixando de lado o rótulo de sexo frágil, provam que estão dispostas a colocar a mão na massa e buscar um futuro melhor para elas e suas famílias. Os números comprovam. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) indicam que o número de mulheres empregadas no setor da construção no estado saiu de 3.788, em 2002, para 14.176, em 2013, o que significa alta de 274% no período.

“Estou neste curso aperfeiçoando o meu trabalho, pois já tenho certa experiêcia na área, no entanto aprendi aqui muitas coisas que ainda não sabia. Esse curso com certeza significa crescimento em nosso dia a dia. O que nos deixa mais contente ainda é saber que no final do curso receberemos um certificado que comprovará nossa experiência com o trabalho”, disse  Sheiton Benício, aluno do curso de  armador de ferragem.

“O curso do Pronatec vem para enriquecer a região, o nosso objetivo é trazer algo que tenha utilidade na cidade, pois tem que existir a demanda, para que o Senai, juntamente com a Prefeitura, que é a solicitante, trazer os cursos. O futuro desses formandos é trabalhar na área, mesmo que não seja numa empresa fichado ou contratado, mais em uma reforma como profissional ou até mesmo em construções”, frisou Marcus Delazzeri, professor dos Cursos.

pronatec3

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br