Riachão das Neves pode sediar o Campeonato Baiano de Quadrilhas Juninas

Publicada em 08/03/2016 às 14:19

riachao

Ascom PMRN

Neste último sábado, 05, em meio a Assembleia Nacional da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos – CONAQJ, que aconteceu em Itapuã, Salvador, foi lançada a União Baiana. A nova entidade tem como objetivo principal de sua diretoria organizar e valorizar as quadrilhas juninas de toda Bahia. Entre outras finalidades também estão o registro de cada quadrilheiro, de cada quadrilha, através do I Senso de Quadrilheiros. O registro e cadastro fiscal de cada grupo de quadrilha servirá para que todas estejam legalizadas e possam estar capacitadas a receberem incentivos fiscais.

riachao1

“Vamos buscar valorizar cada quadrilheiro e grupo junino no território baiano, algo que há muito tempo não existe, pois as entidades que têm aqui não se preocupam mais com os concursos e muitos grupos estão acabando. Então, queremos manter vivas as quadrilhas juninas, preservar as antigas, incentivar as novas e criar novos grupos”, afirma Wattson Sant’ana, diretor da União Baiana.

riachao2

Muitos projetos estão sendo elaborados pela União Baiana, um deles é a utilização da Carteirinha de Quadrilheiro Junino, que concederá ao quadrilheiro o benefício de ser conveniado com clínicas, farmácias, laboratórios, cinemas e outros estabelecimentos que darão aos quadrilheiros o desconto de 10 a 15% na utilização de seus serviços, a depender do local. Outra ação que a entidade realizará é a utilização de notas fiscais para repassar ajuda financeira para os grupos. O quadrilheiro reúne uma boa quantidade de notas fiscais, estas serão repassadas para a diretoria regional, levada para a União Baiana, e a partir daí serão levadas ao Governo para assim, repassar os valores para cada quadrilha junina.

riachao3

Sandro Oliveira, vice-presidente da quadrilha Carcará do Sertão, de Euclides da Cunha, no Nordeste da Bahia, fala que na cidade não tem ninguém para representá-los, “os quadrilheiros se sentem desamparados. Como ficamos sabendo do nascimento da União Baiana nos interessamos, pois, não temos ninguém que nos defenda. Temos certeza que vai dar tudo certo e também certeza que tanto nossa quadrilha como a cidade terá um avanço, já que tanto na teoria como na prática estamos desamparados. Passamos dificuldades, e agora sabemos que temos direito e nos sentimos seguros com a União Baiana e CONAQJ”, disse o vice-presidente.

riachao5

A entidade já reúne filiadas em toda região da Bahia, do Sudeste ao Norte. Ainda este ano a União Junina fará seu I concurso estadual, que definirá a campeã que irá para o IV Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, realizado em Boa Vista, Roraima. Até o momento, quatro cidades estão na disputa para sediar o concurso, as cidades de Riachão das Neves, Barreiras, Ibotirama e Feira de Santana. Pra se filiar, é só entrar em contato com a diretoria de cada região ou pelo site da União Baiana, que estará no ar nas próximas semanas.

“Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para trazer de volta essa tradição que por muitos anos alegrou a nossa juventude”, disse no evento a Cícera Souza, Secretária Municipal de Cultura de Riachão das Neves, e também Secretária da União Baiana de Quadrilhas Juninas.

riachao4

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA UNIÃO BAIANA DE QUADRILHAS JUNINAS

PRESIDENTE Wattson Santana – Salvador
VICE PRESIDENTE – Miguel Viana – Buritirama
SECRETARIA – Cícera Souza – Riachão das Neves
DIRETOR FINANCEIRO – Vilma Soares – Feira de Santana
DIRETOR ADM – Adailton Gomes – Barreiras

CONSELHO FISCAL
Augusto Hessel – Presidente – Salvador
Aedson da silva – Rio Real
Sandro Oliveira da Silva – Euclides da Cunha.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br