Riachão das Neves – Curso de Capacitação dos novos conselheiros tutelares

Publicada em 13/02/2016 às 08:29

riachao1

Ascom PMRN

A prefeitura municipal de Riachão das Neves, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizou entre os dias 02 e 05 deste mês, a primeira capacitação para os Conselheiros Tutelares, CMDCA, CMAS e Técnicos do SUAS. O evento foi realizado no auditório do CRAS e proporcionou quatro dias de muitas informações que irão ajudar os novos conselheiros no desenvolvimento de suas potencialidades.

riachao2

A formação foi dividida em três partes, sendo elas; Legislação, abrangendo o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, abordagem de caso e postura nos atendimentos. A segunda parte introduziu o conceito de inteligência emocional trabalhando o conceito de controle emocional, auto motivação, reconhecimento de emoções e habilidades em relacionamento interpessoais. A terceira e última parte destacou a redação oficial, abordando princípios da escrita oficial. Ao fim da capacitação foi entregue a cada um dos participantes certificados com a carga horária de 32h.

A capacitação tem por objetivo proporcionar aos novos conselheiros uma formação teórica e metodológica tendo como base o marco regulatório que trata dos direitos da criança e adolescente e dos direitos humanos, instrumentalizando-os para uma atuação com competência e compromisso; oportunizar uma formação humana voltada para os relacionamentos interpessoais entre os conselheiros, gestores do Sistema de Garantia dos Direitos e a comunidade e por fim, colaborar para a formação de uma visão sistêmica do trabalho.

riachao6

O prefeito Hamilton Lima esteve no evento e aproveitou para falar da importância da capacitação. “Nós temos aqui cinco conselheiros eleitos pelo voto popular e sentimos a necessidade de investir nesta capacitação para deixar estas pessoas aptas a lidar com diversas situações no trabalho, até porque vão trabalhar com crianças e adolescentes. Ou nós fazemos isso para orientar e ensinar as crianças que são o futuro do nosso País, ou não teremos as crianças responsáveis. O papel do conselheiro é isso ai, temos de capacitar para eles terem condições de passar para criança o papel deles na sociedade”.

Ricardo Barbosa, integrante do conselheiro tutelar, disse que o Conselho Tutelar de Riachão das Neves está pronto para atuar. “Essa capacitação é de suma importância para o Conselho Tutelar, porque tomamos posse, mas, estávamos sentindo falta dessa capacitação, primeiramente porque a gente tem um pouco de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, mas estávamos com dificuldade de lidar com isso na prática, e esses quatro dias de capacitação, nos mostraram esse caminho de unir a teoria com a prática. Tenho certeza que os integrantes do Conselho Tutelar de Riachão das Neves saem desse curso capacitados para atuar no município. Só temos a agradecer ao prefeito Hamilton Lima e ao Instituto Logos que prestou um ótimo serviço”.

Já a palestrante Mineudes Evangelista comentou que o curso propõe uma formação voltado para área não só da legislação, mas também voltado para inteligência emocional. “N nós entendemos que sem formação humana os conselheiros não podem atuar bem na sociedade para atender a população do município de Riachão das Neves.

riachao3 riachao4 riachao5

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br