Prefeitura de Riachão das Neves promove campanha Novembro Azul

Publicada em 27/11/2014 às 11:51

riachao

Ascom PMRN

Depois do Outubro Rosa, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, agora a Prefeitura de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, através da Secretaria de Saúde iniciou a campanha “Novembro Azul”, no intuito de combater o câncer de próstata, incentivando os homens à realização do exame.

riachao1

Na manhã de hoje, 27, no Posto de Saúde da Família – Mãe Venância, homens da comunidade participaram de uma palestra com o médico Paulo Brito, que levou várias orientações relacionadas à doença. Em seguida foi realizada coleta de sangue para a realização do exame PSA, verificação da pressão arterial e  informações  sobre o câncer de próstata, que vem chamando a atenção do setor de saúde, já que a proporção de homens com a doença é bem maior do que o número de mulheres atingidas pelo câncer de mama.

riachao3

Além da falta de informação, um dos principais fatores para esta estatística diz respeito ao preconceito com o exame de toque retal, o que tem mudado aos poucos com as diversas campanhas educativas realizadas pelos movimentos durante o Novembro Azul e também por causa  da mídia que enfoca bastante a importância da prevenção do câncer de próstata. A estimativa é que 1 a cada 06 homens ainda terá câncer de próstata durante a vida, e 1 a cada 34 morrerá da doença.

riachao2

Mesmo com os dados, não muito animadores, a previsão é que nove a cada dez casos tem chances de cura, desde que a doença seja diagnosticada precocemente. Em Riachão das Neves a intenção da Secretaria de Saúde, com a campanha Novembro Azul, é reforçar a busca e o incentivo à descoberta precoce do câncer de próstata.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br