Povoados de Capim Grosso, Neves e Pedra do Cal, em Riachão das Neves, já têm água tratada

Publicada em 03/09/2015 às 15:35

riachao

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Embasa, Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Foi entregue, neste sábado, 29, pelo secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e pelo presidente da Embasa, Rogério Cedraz, entre outras autoridades, o sistema de abastecimento de água que atende as localidades de Capim Grosso e Pedra do Cal, em Riachão das Neves, no oeste baiano. A obra, realizada pela Embasa, custou em torno de R$ 400 mil, dentro do Programa Água para Todos, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), e teve o apoio da prefeitura. Foram implantados 16,4 mil metros de rede para 128 novas ligações, além de uma estação de bombeamento, beneficiando cerca de 500 pessoas.

Graças ao investimento, os moradores desses povoados, situados a cerca de 900 quilômetros (km) de Salvador, contam agora com água canalizada e tratada em suas casas.

O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, destacou a transformação na vida dos moradores com a chegada da água tratada. “O dia a dia dessas pessoas está mais fácil. Com água na torneira, não é preciso gastar mais dinheiro ou parte do tempo para ter acesso a água potável. Além disso, a água tratada canalizada é uma garantia de saúde para esta comunidade”, disse Cedraz.

Peixoto reforça não ter dúvidas de que ações como essas só aumentam a qualidade de vida dos que residem nestas comunidades, onde a água é um recurso valioso para a sobrevivência da população e o desenvolvimento local. “Sem falar que a água de qualidade reflete diretamente na saúde dessas pessoas. E o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e das empresas executoras vinculadas como a Embasa e a Cerb, tem se empenhado para mudar a realidade dos moradores dessas localidades rurais mais carentes, mais sofridas”, declarou o secretário.

Em Pedra do Cal, a moradora Albertina Celestino de Freitas, 75, esperava ansiosa a chegada da água tratada na torneira. “Não vou mais precisar comprar água mineral para beber e cozinhar. A água do poço tinha um gosto salgado e não era tratada, vamos continuar utilizando para molhar as plantas e dar água ao gado”, afirma.

O prefeito de Riachão das Neves, Hamilton Lima falou da alegria em ver mais três povoados recebendo água nas torneiras. “Sabemos do sacrifício que este povo fazia para ter água em casa. Agora fico muito feliz com a evolução de Riachão das Neves, os moradores estão recebendo água tratada nas torneiras de suas residências, isso significa mais saúde para o nosso povo. Quero aproveitar este momento para pedir água doce e tratada para o Distrito de Entroncamento e os povoado Prazeres, Morosa pedrinhas e Canabravinha”, encerrou o Prefeito.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br