WhatsApp no Brasil: um panorama

Publicada em 01/08/2020 às 12:03

Criado em 2009 e com ascensão fulminante – a ponto de, em 2012, ter crescido de duas para dez bilhões de mensagens por dia entre os meses de abril e agosto – o WhatsApp é, hoje, o aplicativo mais popular de comunicação no Brasil.

Adquirido pelo Facebook no ano de 2014, o aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz aperfeiçoa-se continuamente, tendo como intuito atingir cada vez mais usuários.

Tendo ganho a cabeça – e o celular – dos brasileiros de forma avassaladora, estima-se que tenha algo em torno de 130 milhões de usuários, totalizando mais da metade da população do país.

Números

Uma pesquisa, batizada de Panorama Mobile Time/Opinion Box, dedicou-se a investigar como e de que forma são utilizados aplicativos de comunicação nos celulares brasileiros. Assim, chegou-se a um percentual de 99% dos smartphones brasileiros que possuem o WhatsApp instalado, mas não somente.

Além deste revelador número, 93% dos entrevistados declararam utilizar o aplicativo todo dia, o que é bastante significativo. Ademais, 90% comunicam-se por meio de texto e 81% por meio de áudio, 67% utilizam chamada de voz e 50% publicam e visualizam stories por meio do WhatsApp Status.

Os dados

As informações são importantes porque demonstram números sobre o WhatsApp no Brasil, e indicam que o aplicativo, longe de ser somente um canal e comunicação, também pode ser utilizado das mais variadas formas comerciais, por exemplo.

É de amplo conhecimento que muitos comerciantes, lancherias e assemelhados fazem uso da rede social com o fim de aproximar-se dos clientes e captar um maior número. Pois o WhatsApp, percebendo isto, e buscando aumentar ainda mais o tempo que os usuários permanecem nele, anunciou que lançaria uma plataforma financeira dentro do próprio app, chamada Pagamentos.

O WhatsApp Pay

Anunciado no dia 15 de junho, o WhatsApp Pagamentos já está dando o que falar. Utilizando-se da proteção do Facebook Pay, a plataforma financeira, que permitirá o envio e recebimento de dinheiro sem taxas para os usuários está sendo incorporada aos poucos nos aplicativos brasileiros do WhatsApp. As transações serão geridas pela empresa Cielo, e estarão disponíveis para quem possui cartão de crédito ou débito do Banco do Brasil, do Sicredi ou do Nubank, de bandeiras Visa ou Mastercard.

O WhatsApp Business

A plataforma de pagamentos talvez seja de suma importância para quem já é usuário de outra plataforma oferecida pela startup: o chamado WhatsApp Corporativo. Utilizado, no Brasil, por mais de 3 milhões de empresas, a ferramenta auxilia principalmente pequenos empresários a angariar novos clientes por meio de um layout mais profissional e seguro, mas que pode ser utilizado normalmente como se fosse o tradicional WhatsApp. Dados da SEBRAE indicam que 72% dos empreendedores brasileiros já utilizam esta funcionalidade,que, apesar de inicialmente estar disponível somente para Android, hoje já encontra-se para download na versão para iOS.

Mais números sobre o WhatsApp

Como forma de demonstrar ainda mais a popularidade e importância do aplicativo de mensagens para os brasileiros, alguns números são interessantes. Segundo pesquisa do Grupo Croma, 59% dos brasileiros deixa o app na tela inicial dos seus celulares, sendo isso uma prova de que é um dos principais meios de comunicação para essas pessoas. Além disso, pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados, em 2019, identificou ser a principal fonte de informação de 79% das pessoas no país, sendo o hábito maior dentre as faixas etárias de 35 e 54 anos.

O aplicativo, ainda, é utilizado por mais pessoas à noite, antes de dormir, que é o tempo que possuem, muitas vezes, para se informar e atualizar sobre notícias e suas relações pessoais. Desta forma, 65% das pessoas indicam utilizá-lo mais neste período do dia, enquanto que 47% na hora do almoço e 45% enquanto assistem televisão, segundo dados de pesquisa Croma Insights.

WhatsApp no mundo

À título de comparação, é interessante identificar de que forma os outros países utilizam o aplicativo, que para nós brasileiros já é tão básico e entranhado até mesmo nas nossas relações sociais. Ao redor do planeta, o aplicativo possui mais de 2 bilhões de usuários, marca alcançada esse ano. O país que mais contribui para esse número é a Índia, com 340 milhões de usuários, o que explica porque as novidades do app são testadas inicialmente no país asiático, em regra. Na sequência já aparece o Brasil (120mi), os Estados Unidos (68,1mi), a Indonésia (59,9mi), a Rússia (54,1mi), a Alemanha (43,9mi), a Itália (32,9mi), a Espanha (30,5mi) e o Reino Unido (27,6mi), o que demonstra a força sobretudo do Facebook, já que nos EUA a principal plataforma de comunicação online é o Messenger da rede social.

Um campo a ser explorado

Frente a todos os dados expostos neste texto, é fácil de entender porque empreendedores e pequenos comerciantes devem focar suas energias no WhatsApp, como forma de potencializar seus ganhos e auxiliar em seus negócios. A ferramenta é presente na vida da grande maioria dos brasileiros, e, sabendo usá-la, pode ser de grande valia para alavancar vendas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br