Oeste da Bahia: Seis novos casos de Covid-19 e uma morte nas últimas 24 horas

Publicada em 14/05/2020 às 07:14

Tudo indica, infelizmente, que o coronavírus chegou com força em algumas cidades do Oeste da Bahia. O município de São Desidério, até o presente momento, não havia registrado nenhum caso do Covid-19, mas somente ontem, 13, quatro casos foram confirmados pela Prefeitura Municipal.

De acordo com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, 02 dos 04 casos confirmados, são de um casal acima de 60 anos que residem em Roda Velha 2, onde os mesmos contraíram o vírus através de uma filha que esteve no estado do Piauí, porém os pacientes apresentam um quadro clínico bom, estão quase terminando o isolamento domiciliar, iniciado desde quando sentiram os primeiros sintomas.

Já os outros dois casos são de duas pessoas moradoras do povoado de Angico, trata-se de uma pessoa do sexo feminino acima de 50 anos e outra do sexo masculino, de 44 anos. Ambos foram contaminados em um velório ocorrido no mês passado na comunidade, no qual tiveram contato com pessoas do Distrito Federal e do Tocantins. Os dois também passam bem.

A Secretaria de Saúde do município informou que os pacientes já estão em quarentena e que estão tendo todo atendimento necessário, cuidados médicos e intenso acompanhamento pela equipe de saúde.

“Estamos fazendo o rastreamento de todas as pessoas que estiveram nesse velório para mantê-los em isolamento domiciliar, assim como já fizemos outros testes que deram negativos. Vamos intensificar também nosso monitoramento em Roda Velha e continuar atentos a todo e qualquer caso suspeito, mantendo os métodos de segurança para tentar conter o avanço do vírus em nosso município, assim como continuaremos sendo transparentes com a população, passando as informações e preservando a identidade dos pacientes”, disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Luzenir Alves.

Já em Barreiras, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informou que dos 39 casos suspeitos que aguardavam resultados, quatro foram concluídos. Destes, dois testaram negativo e dois testaram positivo. Os casos negativos tratam-se de uma pessoa do sexo feminino de 33 anos, que teve contato com caso confirmado de Brasília e uma pessoas do sexo masculino, de 21 anos, que teve contato com suspeito. Os casos positivos, tratam-se de uma pessoa do sexo masculino, de 33 anos, sem histórico de viagem recente que iniciou os sintomas no dia 08 de maio, foi atendida no PA Coronavírus (HMED) no dia 12 e passou por coleta. E, uma pessoa do sexo feminino, de 50 anos, moradora da zona rural, que teve contato com caso suspeito de São Paulo, iniciou os sintomas no dia 06 de maio e foi atendida na UBS dia 12, notificada e encaminhada ao PA Coronavírus (HMED), onde realizou a coleta para exame.
Foi divulgado também que foram identificados sete novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Tratam-se de três pessoas do sexo masculino de 19, 33 e 41 anos e quatro pessoas do sexo feminino, de 44, 51; e duas de 20 de anos.

No momento, a Secretaria de Saúde está monitorando 128 (cento e vinte e oito) casos com suspeitas leves que se encontram em isolamento respiratório domiciliar, sem exigência de notificação para coleta de exames.

Em Luís Eduardo Magalhães foi confirmado no dia 12, o quarto casos- do Covid-19 na cidade. Trata-se de uma pessoa do gênero masculino de 40 anos, que trabalha com transporte de cargas na região, sem história de contato com caso suspeito ou confirmado. O paciente está com sintomas que não indicam necessidade de internação hospitalar, permanecendo em isolamento domiciliar, seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

A vítima fatal foi registrada no final da tarde de ontem no município de Santa Maria da Vitória. A Prefeitura divulgou que trata-se de uma pessoa oriundo do Estado do Ceará e trabalha como vendedor ambulante de redes de dormir. A informação dessa morte foi divulgada pelo governador Rui Costa através de um vídeo.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br