Nota de apoio ao movimento de ocupações das Instituições Públicas de Ensino

Publicada em 10/11/2016 às 15:34

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), em defesa do Estado democrático, vem a público declarar apoio aos movimentos estudantis secundarista e universitário que legitimamente têm ocupado instituições de ensino públicas pelo país. A luta dos estudantes se faz em favor da qualidade do ensino público, em especial, por meio do posicionamento contrário à PEC nº 55 (ex-PEC 241) que limita gastos públicos em diversas áreas de interesse social, especialmente saúde e educação – e à Medida Provisória nº 746/2016 – relativa à controversa reforma do Ensino Médio -, ambas alavancadas no atual governo de Michel Temer.

Como profissionais de Jornalismo, entendemos ser primordial escutar esses jovens e criar canais de comunicação em que possam manifestar livremente seus interesses, debater e reivindicar sem qualquer tipo de repressão. Entendemos ainda que, nas ocupações, devam ser garantidos todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana em condições de liberdade e de dignidade.

As ameaças contidas nesta PEC fazem parte do projeto do atual governo de reduzir direitos sociais e atacar os direitos dos trabalhadores, recorrente nas forças conservadoras do Brasil. A tese da reforma ou modernização das leis trabalhistas também definida como a flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ataca um marco decisivo na relação capital e trabalho. A CLT é o principal instrumento de defesa do trabalhador como órgão regulatório, em que os que empregam sua mão de obra encontram sua segurança e garantia.

O Sinjorba é solidário e soma esforços aos estudantes, unindo-se aos trabalhadores brasileiros na defesa da democracia, o que implica o direito de manifestação, assim como o direito e respeito à cobertura jornalística dos fatos.

1 Comentário

  1. joão de deus ferreira disse:

    COP 22

    CONFERENCIA MUNDIAL DO CLIMA EM MARRAKESH COP DA AÇÃO.
    COP 22 NO MARROCOS, quer tirar do papel o acordo de PARIS, que limita o aumento da temperatura do planeta.
    ONU já promoveu inúmeras COP sobre meio ambiente e pelo que todos já conheceu, a ONU não tem um só projeto que faça o meio ambiente melhorar, na verdade a ONU tem um saco sem fundo, que muitos chefes de estado deposita inúmeras quantias, para salvamentos, matar a fome de africanos e haitianos, e a miséria depois da coleta parece triplicar, e os bilhões da reconstrução do Haiti nunca chegou há esse País.
    A ONU paga caro a um, dois, três, cientistas mais mentirosos do Planeta, que faça um jogo de palavras, para enganar a sociedade Mundial.
    HYDIRABAD COP 11 na ÍNDIA, foi proibido falar a palavra água, só por que alguém perguntou? Aonde podemos encontrar água na qualidade e quantidade que necessitamos, ONU mudou o tema e só falaram em biologia marinha, e oceanos.
    COP 21 NA FRANÇA, DENOMINADA COP RESILIÊNCIA a ONU falou em sequestro de carbono, sem ter nem mesmo a experiência de como fazer esse sequestro, ONU menti descaradamente junto aos seus cientistas mais fiel.
    ONU tentando ajudar DILMA e desmoralizar JD ameaçou em fazer meio ambiente com 720 empresas europeia e brasileiras, e mentiram mais uma vez.
    ONU não tem ferramentas para enfrentar o meio ambiente, esconde os esgotos da sociedade mundial, e querem colocar na cabeça dos fracos, que fluxos de carbono é fertilização por CO2.
    E diz que a calculadora de CO2, é iniciativa verde, entenda o rolo que estão criando.
    O DOLO que cheiro tem o CO2, tem cheiro de levedura ou de puro esgoto.
    CIENTISTAS BRASILEIROS vão fazer um boi voar e o combustível é CO2
    AO FÍSICO BRASILEIRO PAULO ARTAXO PROF: DA USP – MENBRO DO PAINEL CLIMÁTICO DA ONU, quanto custou essa tua capa, e quanto custa a sustentação de uma mentira em favor da ONU e contra a sociedade que paga os seus salários, Artaxo você poderia nós dizer como tornar rios e igarapés potável sem drogas, ou aonde podemos encontrar água na qualidade e quantidade que se destina a necessidade no mundo e sem drogas, CO2 vai levantar as florestas deste planeta, CO2 vai fazer chover?
    O ENSINO está péssimo, por ter pessoas igual você enfiando merda na cabeça dos alunos.
    ONU diz que NASA vai usar CO2 para fazer oxigênio na superfície de Marte.
    USINA GEOTÉRMICA HELLISHEIDI recebi bombeamento e armazena CO2, captura e transporte CO2 SP, AC, AMAPÁ, AM, BA, CEARÁ, DISTRITO FEDERAL, tire suas conclusões sobre as ideias da ONU.
    ONU afirma que florestas estavam absorvendo mais CO2 que antes, eles querem dizer, que menos mata mais absorção. E além do mais a ONU diz que as florestas tentam salvar o MUNDO do aquecimento global, mais as matas não é suficiente.
    AS matas há milênios cobriu a terra e alimentou até os dias de hoje todos os seres existentes incluindo os calhordas que destruiu o sistema milenar e querem ser importante, metidos a conhecedores, que não conhece nada sobre o dono do PLANETA, que vocês pensam que são donos. A resposta do dono é dura e irrevogável.
    Há vocês que se ajoelham aos pés da ONU para aparecer como benemérito nas suas listas, como o PRESIDENTE TEMER, não é diferente, tem diversos obstáculos em sua vida política, e querem fazer descer cebolas podres goela a baixo de todos os fracos, Temer os seus obstáculos são, Transpetro, Lava a Jato, Castelo de Areia, Queiroz Galvão, Chalita, nove escândalos Temer coleciona, e é Presidente da República brasileira.
    O GOVERNO que não houve e não vê, o clamor e a miséria do seu povo, é certo ter um pote vazio, e com esse incentivo, o Governo avaliza, autoriza a sociedade necessitada a roubar para sobreviver.
    SÓ OS TRÊS PODERES tem o direito a melhor saúde, o melhor salário, a melhor educação, e nós que produzimos o dinheiro morremos nas filas dos hospitais, nas filas da matricula, e na falta de creche, e a falta de empregos. ESTÁ faltando homem na política.
    MATO GROSSO e a estratégia do PCI, produzir, conservar, e incluir, PEDRO TAQUES faz um Governo corajoso sem pensar nos impactos, os impactos produz a conservação inconsequente em desmatamento florestal e serrado dois biomas distintos, que estão sofrendo a presença maciça do homem produzindo assim, uma grande seca neste estado de Mato Grosso e vizinhança, incluindo uma grande ajuda negativa, a fauna terrestre e aquática, como desaparecimento de abelhas e pássaros, e as mote de golfinhos, jacarés, e pirarucus e outras espécies, por grande concentração de veneno em pouca água e por falta dela.
    PEDRO TAQUES a produção de grãos, carne, água, peixes, estão envenenados por agrotóxicos e muita ganancia, a morte dos rios, florestas, e cerrados, é ceifar o destino dos seus filhos e netos, Taques você sabia que a água que você bebe é contaminada e de péssima qualidade, os estados do cento oeste e sul são os maiores produtores de pessoas com câncer, tuberculose, sífilis etc. OS recursos financeiros internacionais serão gratuitos ou os trabalhadores terão que suar a camisa para pagar essa conta?

    JOÃO DE DEUS FERREIRA – O HOMEM

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br