Lançado em Barreiras o Plano Safra 2015/16

Publicada em 13/10/2015 às 15:23

safra

Texto e fotos Eduardo Lena

Foi lançada na manhã de hoje, 13, a Operação Plano Safra 2015/16. O evento ocorreu no hangar oito da Associação Barreireinse Aerodesportiva (ABA) e contou com a presença do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), do Comando de Policiamento Especializado, da Cipe Cerrado e da 3ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, além de representantes da Associação Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), da Associação Baiana dos Protudores de Algodão (Abapa) e dos Sindicatos dos Protudores Rurais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

safra3

Pelo segundo ano consecutivo, o Plano Safra 2015/16, visa combater os assaltos nas fazendas e o roubo de cargas nas rodovias que cortam o Oeste da Bahia.

safra2

Esta ação levará policiamento ostensivo e preventivo à zona rural, mantendo a paz no campo e permitindo que o agricultor possa cuidar do plantio sem o temor de sofrer qualquer tipo de violência. Além disso, a ação da Polícia Militar também dará apoio ao trabalho da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) no controle fitossanitário e no trânsito de produtos e defensivos agrícolas.

safra1

A ‘Operação Safra’ segue os mesmos moldes de ações já existentes da polícia militar como a ‘Operação Carnaval’ e a ‘Operação Verão’, contando com um efetivo de aproximadamente 100 homens em sistema de rodízio e o apoio de oito viaturas e um helicóptero. As patrulhas vão circular na zona rural e fazer um monitoramento das propriedades. Em caso de movimentação estranha próximo às fazendas, as centrais regionais poderão ser acionadas e a patrulha será enviada ao local.

safra4

O comandante de Policiamento Especializado da Polícia Militar, Cel. Lázaro Monteiro, em entrevista coletiva disse que com o fortalecimento e crescimento da produção agrícola na região do Matopiba, que envolve os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a polícia baiana tem estreitado a relação dentro de uma visão sistêmica com todos os comandos de policiamento nas regiões de divisas, favorecendo uma otimização dos recursos de policiamento.

safra5

Fica um alerta àqueles que estão na marginalidade que independente da região produtora que cometerem os crimes, vão ser combatidos de forma repressiva, firme, dentro do que determina a lei e a ordem e não será passando na divisa de um estado para outro que eles escaparão das garras da lei.

1 Comentário

  1. REMILTON LOBO disse:

    EU QUERO E PROVA DESSA ATUACAO DA POLICIA NO PLANO SAFRA VAI FALTAR COMBUSTIVEIS E PEÇAS PARA OS CARROS

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br