Jusmari homenageia professores da Ufob-Lapa por força tarefa contra o Covid-19

Publicada em 28/03/2020 às 09:40

Ascom Jusmari Oliveira

A deputada Jusmari Oliveira fez uma Moção de Aplausos aos professores doutores Leandro Brito Santos e Kleymilson do Nascimento Souza, ambos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), do Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa por terem criado o projeto Face Shield for Life 3D com a finalidade de produção voluntária para distribuição gratuita de protetores faciais para profissionais da rede pública de saúde frente à pandemia do Covid-19.

Na justificativa a parlamentar enfatizou que, em tempos em que a ciência, os pesquisadores, os professores e as universidade públicas brasileiras estão sofrendo ataques, a Moção de Aplausos tem como objetivo ressaltar, parabenizar, congratular e valorizar a iniciativa de dois professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), do campus de Bom Jesus da Lapa, doutor Leandro Brito Santos e doutor Kleymilson do Nascimento Souza que, no último sábado (21 de março), formaram uma força-tarefa junto com pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana), da Ong Instituto Pepo, do Mini Maker Lab, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, do projeto Coruja Lab, do Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, e da empresa Algetec – Soluções em Engenharia e Saúde para proteger profissionais de saúde da rede pública da Bahia com o projeto Face Shield for Life 3D.

“Esses guerreiros estão trabalhando dia e noite voluntariamente em suas casas para produzir protetores faciais que ampliam a proteção aos profissionais de saúde: maqueiros, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos que estão no front dessa batalha contra o Covid-19 em nosso Estado. Além de aumentar a proteção por cobrir toda a face dos profissionais reduzindo os riscos de contaminação, o protetor facial também aumenta o tempo de vida útil das máscaras respiratórias, como é o caso da N-95, em falta no mercado brasileiro e mundial”, disse a deputada.

Ela ressaltou ainda que iniciativas como essas são louváveis e merecem o reconhecimento de todos. “E em nome dos dois professores que representam a Ufob Lapa, gostaria de registrar nossa admiração e apreço a todos os 45 maker’s envolvidos no projeto. Gostaria de saudar a iniciativa de compartilhamento do conhecimento, de solidariedade nesse momento que requer ações rápidas, soluções ágeis e que exige de cada um de nós um senso humanitário frente à pandemia do coronavírus”, frisou a parlamentar.

“Nossa Moção de Aplausos é um gesto simbólico para ação de grande relevância que mostra o potencial dos protagonistas dessa história – professores, pesquisadores, voluntários, maker´s (voluntários que estão imprimindo os protetores faciais em impressoras 3D em suas casas) – e reitera o valor de nossa pesquisa científica nas universidades brasileiras, em especial na Ufob, uma universidade interiorizada que tem rendido muitos frutos para nossa região Oeste.

Aproveito para colocar o nosso mandato à disposição dos professores envolvidos, para colaborar, divulgar, ampliar as condições de produção dos protetores faciais e estimular a pesquisa, a ciência, a inovação e tecnologia.

Conclamo os empresários e todas as pessoas que tiverem impressora 3D, bem como os insumos necessários, a se juntarem a esta causa, montando HUB’s – estruturas de produção – para ampliar a fabricação de protetores faciais com o objetivo de atender a demanda da rede pública hospitalar do Oeste e de toda á Bahia”, disse Jusmari.

Até às 16h30 de hoje, 27, já tinham sido fabricados 901 protetores faciais pelo projeto Face Shield for Life 3D, sendo que 200 deles serão entregues ao Hospital Couto Maia, referência em infectologia. Toda a produção excedente será destinada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br