Jusmari coordena audiência Pública sobre a cadeia produtiva do eucalipto na Bahia

Publicada em 20/11/2019 às 09:48

Ascom Jusmari Oliveira

Com o plenário da Sala Jadiel Matos, lotado, a deputada Jusmari Oliveira presidiu a audiência pública que debateu floresta plantada e a cadeia produtiva do eucalipto. O evento foi nesta terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa da Bahia. Na abertura a parlamentar ressaltou que a Bahia possui 657 mil hectares de plantações de florestas, com expressiva presença de plantios de eucalipto (94% do total), o que coloca o estado em 4º lugar no ranking nacional de cultivo da espécie. “É extremamente importante o diálogo com este setor para que possamos aprofundar nossos conhecimentos sobre um assunto tão relevante para a economia baiana”, disse ela.

Wilson Andrade, presidente da Associação Baiana de Florestas (ABAF) foi um dos palestrantes e apresentou números da produção e da área plantada de eucalipto na Bahia. O setor é responsável por 18,4% do total das exportações do estado, gerando 234,5 mil empregos e alcançando 5% do PIB. Andrade considerou a audiência pública uma oportunidade para mostra, em uma das Comissões mais importantes do Parlamento, todo o potencial do eucalipto. Ele afirmou que, no ano de 2050, serão necessários 250 milhões de hectares de florestas plantadas para atender a demanda de madeira no mundo e que, neste cenário, o eucalipto é uma das melhores alternativas para assegurar a preservação das florestas naturais.

A audiência teve ainda palestras de Márcio Braga, Presidente do Fórum de Florestas da Bahia, Assis Pinheiro, Diretor de Desenvolvimento da Secretaria de Agricultura da Bahia, Lais Maciel, Diretora de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento a Indústria de Energias Renováveis do Governo da Bahia, Maurício Batista Galvão, da Secretaria do Meio Ambiente, Lineken Fernandes da Silva, Engenheiro Florestal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Rodrigo Alves, Superintendente do Ibama e Gabriela Narezi, da UFSB, Universidade Federal do Sul da Bahia.

EXPOSIÇÃO

Durante a audiência foi realizada uma exposição de artesanato, produtos orgânicos, derivados de leite, doces, etc, produzidos por comunidades localizadas em áreas onde o eucalipto está sendo plantado. De acordo com os organizadores, este é um trabalho social coordenado pelas empresas do setor no sentido de promover a inclusão, qualidade de vida e gerar renda para os moradores. A deputada Jusmari visitou a exposição e elogiou a iniciativa. “É um trabalho muito bonito. As audiências públicas promovidas pela Comissão de Agricultura tem sido além de um espaço de debate tem se revelado também uma vitrine para expor produtos fabricados por agricultores familiares”, concluiu a parlamentar.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br