FAB afasta controlador após aproximação perigosa de aviões

Publicada em 30/06/2015 às 09:19

gol

Fonte Folha de São Paulo

A FAB (Força Aérea Brasileira) afastou preventivamente um controlador de tráfego aéreo após dois aviões ficarem muito próximos um do outro em pleno ar. O caso, classificado como “incidente de tráfego aéreo”, ocorreu sobre a Bahia na tarde de domingo, 28. Um Boeing 737-800 da Gol que ia de Salvador para Aracaju ficou perto de um ATR-72 da Azul que fazia a rota entre Barreiras, Oeste da Bahia e Salvador.

Segundo o piloto do voo da Gol, a distância entre as aeronaves ficou a 200 pés, ou 61 metros. Em gravação disponível em um fórum de aviação, o piloto chama a atenção da controladora de tráfego aéreo para a proximidade entre os aviões. A separação convencional entre aeronaves é de 1.000 pés, ou 300 metros.

Os aviões têm equipamentos capazes de detectar a proximidade de outra aeronave – são os TCAS, sigla em inglês para sistema anticolisão de tráfego. Quando uma aeronave está muito próxima da outra, um alerta é dado na cabine aos pilotos das duas aeronaves para manobrarem – em direções opostas. Esses episódios são conhecidos como quase colisão e tratados como incidente.

Há três escalas de alerta no TCAS indicando proximidade – o avião da Azul apareceu no radar da aeronave da Gol na segunda escala, uma antes da vermelha, a mais grave, que determina manobra evasiva.

A Gol disse não ter havido alerta dos sistemas de bordo quanto a uma possível colisão e que o Boeing 737-800 se manteve a distância segura de outros aviões. A empresa avalia que os aviões estavam a uma distância horizontal segura.

Segundo a FAB, o afastamento é preventivo e se dá até o final das investigações. Essa medida está prevista nas normas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

A organização não divulga o número de quase colisões no país. A Azul disse que está apurando o caso.

4 Comentários

  1. Landulfo da silva disse:

    Dizer que presenciou ou viu? como? Se os aviões quase se chocaram na rota Salvador/Sergipe. E o Morrão se localiza no município de São Desidério/Ba. Deve ter visto outra coisa meu velho.

  2. Carlota disse:

    Minha mãe disse que também viu o fato relatado por Florentino, porém de outra localização.

  3. Marcio Ferreira disse:

    Nesse caso acima, Florentino, a rota é diferente!!!

  4. Florentino Augusto de Souza Filho disse:

    Neste domingo eu me encontrava na minha chácara, localizada a 03 Km do povoado do Morrão. Percebi a aproximação dos dois aviões citados na reportagem. Fique assustado, achando que os dois iriam se chocar. De repente o avião menor, que visualmente parecia estar abaixo do Boing, pareceu dar um enorme impulso (acelerada), a fim de não colidir com o outro, desaparecendo velozmente do alcance da minha visão, enquanto que o mair seguia normalmente a sua rota, deixando um rastro de fumaça branca. Naquele mesmo momento comentei o assunto com amigos e familiares. Ao ler a reportagem resolvi fazer este comentário. Felizmente uma tragédia não aconteceu.

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br