Coronel reformado Adhemar Rudge completa 90 anos

Publicada em 20/10/2016 às 14:15

coronel

Da redação JornalNF | Informações e fotos do portal da CMVMC

O coronel aposentado do exército brasileiro, Adhemar Rudge, completa no próximo dia 25 de outubro, 90 anos de idade. Casado com a procuradora federal aposentada, a barreirense Adnélia Rocha Rudge, 87 anos, com quem teve dois filhos (Ademar Rudge Filho e Mara Rudge), cel. Adhemar Rudge é descendente de Gaspar Vaz, bandeirante, grande desbravador e fundador de Mogi das Cruzes. É neto do capitão Manoel Rudge e filho de Manoel Rudge e Álida Victória Grubba. Nasceu em Santo Amaro, em 25 de outubro de 1926.

Álida Victória Grubba, 114 anos, é pessoa mais velha da América do Sul e a 18ª de todo o mundo, de acordo com o Gerontology Research Group, de Los Angeles (EUA)

Álida Victória Grubba, 114 anos, é pessoa mais velha da América do Sul e a 18ª de todo o mundo, de acordo com o Gerontology Research Group, de Los Angeles (EUA)

Em 1944, em um período de pleno desenvolvimento da Segunda Grande Guerra, Adhemar Rudge ingressou para o corpo de alunos da Escola Preparatória de Cadete do Exército Brasileiro. Foi um breve período e logo passou à Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN).

Como destaque de sua vida militar, Adhemar Rudge foi membro da Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF), tendo atuado na Faixa de Gaza, no Oriente Médio. Depois, ainda como capitão, ele habitava a cidade do Rio de Janeiro, quando foi designado como representante do “Pessoal Civil” pelo Ministro da Justiça Luiz Antonio da Gama e Silva, no Governo Marechal Castelo Branco. Depois, Milton Campos levou Adhemar Rudge ao cargo de Diretor da Polícia Civil, o primeiro da história da instituição. Atuou ainda como assessor do Ministro da Justiça, o baiano Juraci Magalhães e do senador pela Bahia, Luiz Vianna.

Em junho de 1969, usufruindo da sua licença prêmio, com alta patente de Coronel, ele, que tinha se graduado engenheiro e administrador de empresas, passou ao cargo de Gerente da Divisão de Segurança Industrial e Transporte da Volkswagem. Nesta função, após vários anos, aposentou-se em novembro de 1991.

2 Comentários

  1. Carlos Alberto Ciccone disse:

    Parabenizo o Cel Adhemar Rudge pelos seus 90 anos. Fiquei emocionado quando li a notícia do Jornal Nova Fronteira sobre seu aniversário. Lembrei que fui seu Supervisor quando trabalhei na Volkswwagem da Via Anchieta. PARABÉNS

  2. Karina Gomes Strieder disse:

    Parabenizo o Jornal Nova Fronteira pela excelente matéria. Pessoas como Admar Rudhe são um excelente exemplo para as gerações futuras!!!

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br