Comunidades rurais de Ibotirama, no Médio São Francisco baiano, são beneficiadas por sistema de abastecimento de água

Publicada em 14/11/2016 às 13:44

codevasf

Ascom Codevasf

Mais de duas mil pessoas de 11 comunidades rurais do município de Ibotirama, no Médio São Francisco baiano, que não tinham acesso a água tratada nas torneiras de suas casas, têm agora motivo para comemorar, pois estão sendo beneficiadas pela entrega definitiva do sistema de abastecimento de água construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O prefeito do município, Terence Lessa, assinou, durante esta semana, o termo de recebimento do sistema, que passa a ter pleno funcionamento, com operação e manutenção efetuadas pelo município.

“Essa obra tem grande relevância para os moradores do nosso município. Em especial para aqueles que estão sendo beneficiados por este grande projeto de amplitude tão grande que vem beneficiar a mais de 10 comunidades. Serão milhares de pessoas que serão atendidas de maneira direta e indireta. E veio em um momento muito importante porque nós sabemos de toda a dificuldade que existe para essas famílias que viviam sem água tratada e nós sabemos que isso vai muito além de uma solução de uma água para beber. É uma questão de saúde. E hoje o povo dessas comunidades comemora muito feliz por essa chegada da água potável em suas residências. A gente está muito feliz”, diz o prefeito Terence Lessa.

codevasf1

O sistema de abastecimento recebeu investimento de cerca de R$ 6,9 milhões, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Prevenção), beneficiando diretamente a cerca de 360 famílias das comunidades rurais de: Andorinhas, Fazenda Nova, Areia Branca, Juá Novo, Cariri, Barro Alto, Caraíbas, Novo Horizonte, Ilha Grande, Ilha do Gado Bravo e Ilha do Saco.

São 278 habitantes beneficiados pelo sistema 1, que atende Andorinhas, Fazenda Nova e Areia Branca. O sistema 2 beneficia 505 habitantes de Juá Novo, Cariri e Barro Alto. O sistema 3, por sua vez, beneficia 104 habitantes de Caraíbas e Novo Horizonte. Os outros três sistemas beneficiam comunidades de ilhas. São 859 habitantes de Ilha Grande beneficiados pelo sistema 4. Já o sistema 5 atende Ilha do Gado Bravo, com 122 habitantes. Enquanto 290 habitantes de Ilha do Saco são beneficiados pelo sistema 6.

“Nosso município está sendo beneficiado de uma maneira geral porque, no momento em que você livra o município de um problema como esse, acabando com a necessidade de levar água de carro pipa para essas comunidades, agora você pode utilizar os carros pipa que nós temos disponíveis para outras finalidades. Então, estamos aqui para comemorar esse ato de entrega dessa tão importante obra em nossa cidade. A gente comemora junto com a Codevasf por podermos ter acesso a água potável que, antes era apenas um sonho nessas comunidades, e virou realidade”, complementa o prefeito Terence.

codevasf2

O sistema capta de água bruta do rio São Francisco e faz a adução até a Estação de Tratamento de Água, e posteriormente para reservatórios elevados de poliuretano e distribuição em rede até o domicílio do beneficiado.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br