Chuvas devem dobrar nível do rio São Francisco nos próximos 35 dias

Publicada em 22/01/2016 às 14:39

rio

Fonte Sobradinho Notícias

Com os elevados volumes de até 200 milímetros registrados nos últimos dias na metade centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região da Serra da Canastra e as fortes chuvas no Oeste da Bahia, onde encontra-se o rio Grande, maior afluente do rio São Francisco, o nível do Velho Chico voltou a subir em vários municípios nas últimas 72 horas.

Segundo informações do professor e meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mário Miranda, a vazão do Rio São Francisco vai mais do que dobrar nos próximos 35 dias. A grande notícia é que a vazão do rio em Minas Gerais é de mais de 3500 m³/segundo, enquanto na Bahia está passando 1500 m³/segundo. Isso é resultado das fortes chuvas que estão ocorrendo na bacia do Rio São Francisco. Portanto, o volume de água que vai entrar na região de Sobradinho vai dobrar em relação à que passa hoje, que é de 1440 m³/segundo.

Na tarde desta quarta-feira dia, 20, choveu em Sobradinho e algumas cidades próximas como Juazeiro, Petrolina, Casa Nova, Uauá, Canudos, Curaçá e Sento Sé. A previsão, segundo o Instituto Clima Tempo, é que a chuva vai continuar na região.

26 Comentários

  1. Jurandi ( baiano por natureza) disse:

    Sou das margens deste fenômeno chamado rio São Francisco, moro em cuiaba MT e fico feliz pelo meu povo que ainda mora lá,toda honra e glória seja dada ao grande eu sou,este é o nome do meu Deus,aleluia.

  2. Deusimar disse:

    Engraçado todos concordamos com a importância deste patrimônio nacional para toda a nação apenas aqueles que pagamos para cuidar zerar do que em comum à sociedade brasileira que parecem não entender isso

  3. Pedro E. Botti disse:

    Aqui no sul ficamos aflitos quando noticiam eventuais secas que afetam o nosso querido Rio São Francisco. No entanto não noticiam quando as condições climáticas trazem alento ao sertanejo e outros que dependem do velho Chico. Será que a mídia tem necessariamente que viver em função de noticiar a tragédia e a desgraça. Porque é tão difícil conseguir informações e notícias das condições climáticas da bacia do São Francisco e do semi-árido de forma geral?

  4. Sergio Cristóvão Mendes disse:

    Fico feliz pelos sertanejos do norte de minas e do nordeste. As cheias do Velho Chico e dos demais rios de minas e nordeste, significa sonhos de uma vida melhor e belas colheitas. Aqui do interior de São Paulo acompanho tudo pela net com imensa felicidade.

  5. leandro disse:

    GRAÇAS A DEUS.
    DEUS SABE O QUE FAZ SE O RIO ESTAVA SECANDO PORQUE DEUS SABE O QUE ESTAVA FAZENDO ELE MANDA CHUVA NO TEMPO CERTO.
    LOUVADO ENGRANDECIDO SEJA O NOME DO SENHOR JESUS CRISTO..
    AÍ E A PROVA QUE MEUS DEUS ESTÁ VIVO.GLORIAS A DEUS

  6. Milton disse:

    Sou do Sul do país e fico muito feliz com essa notícia de aumento do nível do S. Francisco. Não adianta aqui estar bem se no norte/nordeste não estiver.

  7. Deusimar disse:

    Tem sido registrado chuvas nos municípios da nacente do velho CHICO já aproximadamente uns 40 dias
    Porque a mídia de amplitude nacional não divulga este tipo de notícia, considerando-se a grande importância para milhões de pessoas deste país.

  8. vicente soares RJ disse:

    fico feliz porque o rio São Francisco e vida para o povo nordestino

  9. Italvar Fraga Cerqueira disse:

    Tu, ó Deus, mandaste a chuva em abundância, confortaste a tua herança, quando estava cansada.
    Salmos 68:9

  10. alex disse:

    Sou aqui de SP e fico extremamente satisfeito com tudo que vem ocorrendo no Nordeste. Deus é Grande. E vocês não precisam dessa imprensa mentirosa que não dá uma única notícia sobre as cheias no Rio. Mas quando esta aquela desgraceira da seca, era notícia todo santo dia! Que Sobradinho, São Francisco e outros rios importantes voltem a vida. O Nordeste é grande e merece.

  11. Katia disse:

    Estou muito feliz e grata a Deus, pois orei muito pedindo a Ele que tivesse misericórdia do povo e que enviasse chuvas e assim Ele fez, embora nenhum de nós mereçamos, Ele ouviu minhas orações, bem como a de outras pessoas. Então a glória, honra e poder a Ele que o único digno. Feliz demais. 🙂

  12. DESILUDIDO disse:

    vê o Velho Chico, transbordando e motivo de alegria, mas não devemos esquecer do passado tão próximos que convivemos, com o Velho Chico na UTI. Espero que as autoridades deste País, joga duro para podermos ver o Velho Chico, revigorado e forte com era antes.

  13. wilson pereira de assis disse:

    oi eu sou matural de buritizeiro e moro em luziania goias e estou muito feliz pelo nosso rio esta cheio

  14. Carlos Gomes da Silva disse:

    Vê o Velho Chico ressuscitar é muita alegria. É obra de Deus.

  15. Noedson braga disse:

    Oi pescador fico muito feliz em vê o rio se recuperando.

  16. joerlando disse:

    O povo precisa entender que o meu Deus todo poderoso ainda está no comando.

  17. Kelvisuan disse:

    Eu sou ribeirinho meu povo também é ribeirinho deus mostrou que tudo tem seu tempo!!
    Muito feliz!!!

  18. Nallyson Ronyery da Silva. disse:

    Só Jesus o paí todo poderoso para conceder este milagre.

  19. ANTONIO CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA disse:

    Não sou ribeirinho mas sei da importância do Rio São Francisco, e do Paraguaçu para Bahia e de todos os rios brasileiros para até o barateamento da conta de Energia eletrica para os trabalhadores e aposentados deste país. Tomara que todos os rios brasileiros encham o suficiente e que também não seja demais também para não inundar as regiões do nosso sofrido povo ribeirinho não sofra tamém com as enchentes.

  20. francisco costa disse:

    Que bom o velho chico tava pedindo socorro a muitos meses, e se dependesse do poder publico ele já teria secado!

  21. jose vargas de brito junior disse:

    AS CIDADES DE SANTA MARIA DA VITORIA E SAO FELIX DO CORIBE, NO INTERIOR DA BAHIA, JA CHOVEU SO NO MES DE JANEIRO, MAIS DE 500 MM, CAUSANO ALAGAMENTOS EM VARIOS PONTOS DA CIDADE E A PREVISAO E DE MAIS CHUVAS PARA OS PROXIMOS DIAS.

  22. alirio jose de castro disse:

    amigos se nao for pedir muito eu queria se possivel voces postassem uma foto da barragenm de aobradinho ela completa

  23. alirio jose de castro disse:

    Que Deus abençoe estas benditas chuvas , pois nos nordestino a muito tempo que esperava por estas milagrosas chuvas
    o nordeste seco e sem vida e igual a nada
    mas graças a nosso bom deus , tudo isto esta mudando e mudando para melhor assim espero que DEUS continuam mandando esta benaçao de chuvas para nos

  24. Alberto disse:

    Graças a Deus deixa chover só espero que venha sem estragos viva a Jesus viva a são Pedro.

  25. José Adelson dos santo lima disse:

    Isso e ótimo muita chuvas

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br