Taxa de esgoto em Barra é de 50%

Publicada em 22/07/2015 às 07:52

barra

Por Juan Felix – Revista Barra Magazine

Segundo informações do site da Prefeitura Municipal de Barra, município localizado no Oeste da Bahia, o sistema de coleta de esgotamento sanitário do SAAE entrou em pleno funcionamento, captando o esgoto das residências da cidade que será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto.

Para manter o sistema, o consumidor irá pagar uma taxa de 50% do valor da sua conta de água todo mês.

esgoto

A legitimidade do recolhimento da taxa de esgoto pelo SAAE se dá através da Lei Federal de Saneamento Básico, a Lei nº. 11.445/07 Art. 29, e da Lei Municipal nº. 005/2002.

O sistema de tratamento de esgoto que foi implantado no município em parte com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos São Francisco e Parabaíba (Codevasf) tem como principal finalidade, melhorar a qualidade de vida da população, eliminar os focos de mau cheiro, os riscos de contaminação da água, prevenir contra diversas doenças, contribuir com a despoluição de córregos e rios e com a descontaminação do solo.

Atualmente em Barra, os rios Grande e São Francisco ainda sofrem com o despejo de dejetos e esgoto canalizado em suas margens, poluindo o meio ambiente, matando os rios e o pescado. Quem caminha pelas margens dos rios pode observar que essa prática ainda existe no município.

Municípios em que o sistema de água e esgoto é administrado pela Embasa, a taxa de esgoto é de 80%.

1 Comentário

  1. Daniel Meirelles disse:

    Muito importante esse tratamento, mas será que está funcionando igual lá em Ibotirama -BA. La a população paga uma taxa absurda de esgoto e o pior de tudo é que o ESGOTO continua caindo no coitado do Velho Chico. Se não acredita chega até lá e tira suas duvidas, mas vai até lá não pergunta alguém não. chega nas imediações do cais e observe pra vc ver se eu estou mentindo ou falando a verdade. Uma vergonha e falta de respeito que os órgãos responsáveis ou irresponsáveis estão fazendo com a saúde do pai de todos, o Rio SÃO FRANCISCO O VELHO CHICO! Pela saúde no velho chico pagaremos até mais, mas pagar pra O RIO continuar na UTI é um ROUBO!

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br