Prefeitura de Ibotirama combate a escassez de água no campo

Publicada em 03/02/2015 às 07:10

ibotirama

Fonte CECOMM

Em virtude da estiagem, que frequentemente atinge as comunidades rurais de Ibotirama, a Prefeitura vem implementando ações que visam melhorar a qualidade de vida, a produção agrícola e a renda das famílias, principalmente na zona rural, que têm sido beneficiadas com a aplicação de técnicas de armazenamento, captação de água e de irrigação sustentáveis.

Trata-se de pequenas obras com tecnologia simples para aproveitamento e armazenamento da água das chuvas e de poços, com baixo custo e fácil manejo, adequadas à realidade do campo, sempre observando a questão ambiental.

Estudos apontam que a média de chuvas da região é suficiente para suprir as demandas hídricas da população local, o que causa a escassez da água é a falta de aproveitamento do potencial pluviométrico.

A equipe técnica da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura vem realizando a construção de cisternas, barreiros trincheiras e aguadas, além de fazer o acompanhamento técnico e a capacitação das comunidades, através de palestras educativas sobre o manejo, uso racional da água e conservação dos reservatórios. “O método utilizado na execução do projeto assegura obras de baixo custo, praticamente sem nenhum impacto ambiental, além de ser de fácil manejo para os beneficiários, isso permite a participação ativa das famílias, o que possibilitará que elas conheçam melhor o potencial da região onde vivem e comecem a enxergá-la com outros olhos”, enfatizou o prefeito Terence Lessa.

O projeto já beneficia famílias das seguintes comunidades: Várzea, Mourão, Pedras, Baixio, São Lourenço, Puçá, Malvas, Sapé, Caraíbas, Juazeiro e Sítio Novo.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br