Manifestantes ocupam Inema em Santa Maria da Vitória

Publicada em 11/03/2015 às 14:21

inema

Da redação JornalNF

Nessa manhã de quarta-feira, 11, data em que se comemora o Dia Internacional de Luta Contra as Barragens, mais de 500 pessoas do Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam a sede regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) no município de santa Maria da Vitoria, Oeste da Bahia. Essa atividade é mais uma entre várias outras que estão acontecendo no Brasil e no mundo onde comemora-se com muitas lutas contra construções de Barragens.

inema1

Projetos como esses já causaram e vem causando até hoje problemas socioambientais em comunidades tradicionais desalojando muitos camponeses de suas próprias terras. O objetivo da manifestação é cobrar mais responsabilidades dos governantes, reivindicando e alertando a população em geral sobre as condições hídricas, ambientais, fundiárias que vem destruindo o cerrado no Oeste da Bahia e tem acaba com os rios, além de vários outros projetos de morte como é o caso da proposta de construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) nos rios do Oeste.

Os manifestantes exigem do Inema a suspensão imediata das outorgas já autorizadas para retirada de água nos rios da região, junto a isso também a suspensão do desmatamento de mais de 61.234 hectares de cerrado. “A mobilização vai continuar nos próximos dias”, afirma Temóteo Gomes, coordenador do MAB na região.

inema2

“Estamos sendo roubados pelo preço da energia elétrica. As grandes empresas se beneficiando com a exploração dos nossos recursos naturais para aumentar seus lucros usando principalmente a água a terra e os minerais. Vamos lutar com todas armas contra esse perverso modelo proposto de exploração de nossos rios”, disse o coordenador do MAB.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br